Quem acompanha o mundo da alimentação sabe que nunca a segurança alimentar dos produtos que hoje consumimos foi tão elevada, pese muitos laivos de saudosismo sobre os paladares da nossa memória.
Corpo do artigo
De facto, na maioria dos países desenvolvidos, ou em desenvolvimento, toda a cadeia de produção de um alimento para consumo humano, do seu início na produção agrícola, seguida da alimentação animal, até ao processo de embalagem final, tudo é sujeito a um rigoroso processo de controlo de qualidade, que permite garantias de rastreabilidade e segurança ao consumidor, impensáveis há algumas poucas dezenas de anos atrás. As contaminações microbiológicas, uma das maiores causas de mortalidade infantil em Portugal durante mais de metade do século XX, são agora tão esporádicas, que fazem manchetes de jornais e televisões. Pese alguma perceção do seu contrário, esta é a realidade.
Se abordo este tema, num tempo de atividade económica fortemente condicionada, é porque a manutenção da cadeia alimentar em condições de normalidade será um dos aspetos fundamentais na superação deste período de emergência. É decisivo que todos os que trabalham para assegurar o abastecimento regular de alimentos em nossas casas, em maior ou menor dimensão, o possam fazer em condições de segurança, antes de mais para si próprios. Mas também confiando que continuam a garantir os níveis de higiene e segurança alimentar atrás referidos.
Pelo contrário, os hábitos ancestrais, em muitos casos medievais, de cadeias de alimentação que se mantêm em muitos países asiáticos, são hoje uma afronta clara a um mundo moderno e no qual praticamos valores de respeito pelo bem-estar animal e suas implicações na saúde humana, de todo incompatíveis com a manutenção de mercados de animais vivos com abate direto para consumo humano. Aos valores do respeito pelos direitos humanos e do ambiente, teremos de pensar em passar a exigir o respeito pelos valores da segurança alimentar. Porque pode estar aí uma das chaves para evitar novos surtos pandémicos incontroláveis.
*Prof. catedrático, vice-reitor da UTAD