Já são três as dioceses que aguardam a nomeação do seu bispo: Angra, Bragança-Miranda e Setúbal. Os fiéis destas dioceses, a avaliar pelo que tem acontecido, nomeadamente com Viana do Castelo, terão de esperar muitos meses até verem preenchidas as suas sedes.
Corpo do artigo
Embora em alguns países, quando se transfere um bispo, seja logo nomeado o sucessor, tal não tem acontecido em Portugal. Agilizar os processos de nomeação dos bispos não parece ser uma preocupação de D. Ivo Scapolo, o atual Núncio Apostólico em Portugal, responsável por organizar os processos e enviar ao Papa a sugestão de três nomes para cada diocese, para que ele escolha um e faça a respetiva nomeação episcopal.
Para além de ter ido um mês de férias, em dezembro, como revelou o jornal digital "7Margens", mais incompreensível parece a consulta para a escolha do novo bispo só se iniciar depois de o bispo transferido tomar posse da sua nova diocese. Isto significa atrasar a sua substituição pelo menos dois meses.
A morosidade dos processos é valorizada por alguns setores da Cúria Romana, que assim pretendem dar uma aparência de rigor, de escrutínio e seriedade. Bem como de que têm muito que fazer... Um oficial da Cúria confidenciou-me que, ao chegar a Roma, quando os assuntos permitiam uma resposta imediata, rapidamente a dava. Foi advertido pelo seu chefe para que não procedesse assim. Recomendou-lhe que colocasse os pedidos uns meses numa cadeira e só depois lhes desse resposta!
Dá ideia que é usada a mesma prática em algumas das nunciaturas, nomeadamente a portuguesa. Porém, por mais rigor que se queira aparentar, não faltam exemplos de escolhas que não têm tido qualquer consideração pela auscultação feita à diocese. Seja qual for o resultado da consulta, impõe-se o candidato que alguém já previamente indicou.
Há, pois, muito a mudar nos processos de nomeação dos bispos. Não só na sua celeridade, mas também nos procedimentos para encontrar as melhores soluções para uma determinada diocese, de acordo com critérios evangélicos. Só assim poderão ser menos permeáveis às pressões dos que procuram colocar os seus prediletos.
Padre