Qual o hospital do país com menor lista de espera para cirurgia? E qual a região com mais médicos de família atribuídos? As regiões com menor prevalência de doenças crónicas e que apresentam fortes políticas de promoção da saúde? Esta é uma radiografia essencial ao país. E em breve será possível realizá-la.
Corpo do artigo
A Convenção Nacional da Saúde desenvolveu uma ferramenta inovadora de avaliação quantitativa e qualitativa do Sistema de Saúde em Portugal. RADIS - Relatório de Avaliação de Desempenho e Impacto do Sistema de Saúde vai permitir obter um retrato factual, transparente, apolítico e não ideológico do desempenho e impacto do sistema de saúde. Além disso, disponibiliza também métricas de avaliação que vão possibilitar comparações locais, regionais, nacionais e europeias, face ao melhor exemplo em determinado fator avaliado.
Desenvolvida por uma equipa multidisciplinar jovem que junta médicos, farmacêuticos, economistas, juristas e matemáticos, esta ferramenta é apresentada no próximo dia 9 de novembro e vai dar origem a análises anuais, as quais terão em conta o cruzamento de informação com dados públicos. Estamos certos de que esta radiografia será essencial, no futuro, para apoiar o desenvolvimento de um melhor sistema de saúde em Portugal. Um sistema que assente em três premissas-chave: a pessoa no centro do sistema de saúde, o valor em saúde e a promoção da saúde e do bem-estar. Vai ser possível ter uma visão macro do sistema em que se agregam dados que permitirão aferir à escala nacional, grandes temas como o acesso, a equidade, a distribuição dos recursos e, simultaneamente, perceber o que está a acontecer por região, por hospital ou por unidade de cuidados de saúde primários.
Os sistemas de avaliação são, quaisquer que sejam as áreas de atividade, poderosos mecanismos para melhoria de performance e incremento de resultados e por esta razão são um instrumento indispensável sempre que esteja em causa a prestação de serviços no âmbito do interesse público.
Será com certeza uma importante ajuda para se identificarem deficiências, oportunidades de melhoria e sobretudo medidas a implementar para fazer avançar o desempenho do sistema de saúde do país.
Este é mais um passo que a Convenção Nacional da Saúde dá pela procura de soluções que permitam executar políticas públicas que fomentem mais e melhor acesso à saúde para todos.
A Convenção Nacional da Saúde é um fórum de discussão de ideias, congrega mais de 150 instituições do setor e pretende reunir consensos de forma a produzir contributos para a melhoria e progresso do Sistema Nacional de Saúde.
*Médico