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Em 2003, fui a Seul, a convite da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), copresidir e intervir numa conferência sobre a possibilidade das chamadas "medidas geradoras de confiança e segurança", um conceito muito em voga desde a "détente", virem a ser aplicadas às tensões político-militares que, desde os anos 50, afetam a península coreana.
Logo no primeiro dia, fui convidado para almoçar por um amigo que era assessor diplomático do presidente da Coreia do Sul. Tínhamo-nos conhecido em Nova Iorque, quando ele era chefe de gabinete do presidente da Assembleia Geral da ONU e eu dirigia a respetiva Comissão de Economia e Finanças. Chama-se Ban Ki Moon e foi depois o secretário-geral da ONU que antecedeu António Guterres.
Eu estava longe de ser um especialista naquela área geopolítica, pelo que a interessante conversa com Ban Ki Moon, além de muitas outras coisas, teve a virtualidade de me alertar para a importância de uma realidade que nem sempre é tida em devida conta no conflito coreano: as posições da República da Coreia e dos Estados Unidos não devem ser dadas necessariamente como homólogas. Há fortes divergências táticas e o facto de Seul contar com os EUA como "escudo protetor" face a Pyongyang não garante uma atitude comum nos passos a dar face ao Norte.
Vivia-se, por essa época, o tempo, para alguns esperançoso, dos chamados "Six-party talks", um processo de diálogo político envolvendo as duas Coreias, os EUA, a China, a Rússia e o Japão. O futuro viria a revelar que o processo não iria ter qualquer sucesso.
Ao observar a pressão que a América exerce hoje sobre a China, não pude deixar de lembrar-me também daquilo que um dia, numa outra conferência, dessa vez em Tóquio, ouvi ao presidente de um poderoso "think tank" chinês. Dizia-me ele que o Ocidente era "demasiado simpático" ao considerar que Pequim tinha um forte poder de influência sobre a Coreia do Norte: "A nossa capacidade de influência acaba onde o orgulho dos nossos vizinhos pode ficar ferido. A partir daí é ingerência e isso tem um preço". É claro que esta não é toda a verdade: a China detestaria ver a península sob um regime hostil e na esfera americana.
Para tornar tudo mais complexo, há também que contar que o Japão não tem as posições americanas face à Coreia do Norte como sacrossantas. Tóquio sabe, da História, que é trágico ficar preso a uma estratégia alheia na relação com a sua periferia. E a única certeza é que os vizinhos estarão sempre nos caminhos do seu futuro.
A Coreia do Norte sabe tudo isto. E sabe bem o que quer: ser um poder nuclear, ter essa arma que equipara, pelo terror que infunde, quem a possui. Não quer ter o destino do Irão, que, por ora, ficou na soleira do poder nuclear. Quer passar a ter acesso a esse "patamar" estratégico (onde estão Israel, a Índia ou o Paquistão), por forma a obter um argumento negocial definitivo.
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