Corpo do artigo
Dois jogos na Liga dos Campeões, duas vitórias para Portugal, com Sporting e Benfica a baterem o Lille e o Estrela Vermelha, respetivamente. Dois jogos para os Países Baixos, duas derrotas claras, de PSV e Feyenoord. Se a este início triunfal na Champions juntarmos as excelentes prestações do Braga e do V. Guimarães nas pré-eliminatórias da Liga Europa e da Liga Conferência - em 12 jogos, dez vitórias (seis dos vitorianos em seis possíveis) e dois empates -, Portugal começa cedo a arrepiar caminho para ameaçar o sexto lugar dos neerlandeses no ranking da UEFA, o tal que entreabre a porta a uma possível terceira equipa na Champions.
Ao contrário do que vinha a acontecer nos últimos anos, em 2024/25, Portugal e Países Baixos enfrentarão as três competições da UEFA exatamente com o mesmo número de clubes (cinco cada), o que pode ajudar a desequilibrar as contas no fim. Aliás, Portugal parte com ligeira vantagem sobre os neerlandeses, já que os pontos que estes conquistarem terão de ser divididos por seis clubes, uma vez que o Go Ahead Eagles foi afastado logo na segunda pré-eliminatória da Liga Conferência.
O mesmo mal que saiu caro a Portugal nas últimas cinco épocas - nunca apurou todas as equipas para as fases de grupos - ameaça passar fatura aos neerlandeses, que nos superaram no ranking precisamente graças às prestações dos seus clubes nas duas provas secundárias da UEFA. Sporting e Benfica mostraram o caminho a F. C. Porto e a Braga, que entram em ação na Liga Europa na próxima semana. Espero que dragões e guerreiros sigam o exemplo de leões e águias e que o V. Guimarães, cuja estreia será apenas em outubro, também comece a defender com sucesso a invencibilidade que detém nesta Liga Conferência. É que, nesta altura, só 3484 pontos separam Portugal (51 416) do sexto lugar dos Países Baixos (54 900) no ranking. Estamos no início, mas é sempre melhor começar bem. Dá confiança e inspira.
*Editor-adjunto