Fomos ontem "brindados" com o gasto dos clubes portugueses - entre 1/4/2019 e 31/3/2020 - em comissões por "transferências de jogadores". Se com o que os outros pagam posso eu bem, considero os 34,259 milhões de euros que o Benfica paga um escândalo.
Corpo do artigo
Mesmo a 10% - o que o presidente do Benfica diz ser só para os negócios do "parceiro estratégico" -, isso faria com que o Benfica tivesse pagado ou recebido, por todas as transferências, 350 milhões de euros.
Ora, e dando de barato que o "negócio João Félix" levou 12 milhões em comissões, ainda faltam explicar 22,259 milhões, o que, a 5%, corresponderão a compras e vendas - para além daquele para o Atlético de Madrid - de cerca de 445 milhões.
Ou seja, o Benfica de Luís Filipe Vieira paga comissões para comprar uma equipa mais cara que a maior parte daquelas que andam até ao fim na Liga dos Campeões!
A subir
Assim não vamos lá, apesar de ocuparmos o 30.º lugar na lista dos clubes com receitas anuais, na época de 2107/18 (150,7M€)! Se a comparação fosse direta (os especialistas dizem que em 2019/20 poderemos baixar no ranking), teríamos 22,5% das receitas para comissões. Percebem agora porque é que a máquina de comunicação oficiosa do clube escreve ou diz barbaridades como a de ser impossível o Benfica voltar a ser campeão europeu? Porque, para eles, campeões europeus só nas comissões!
A descer
Comissões em renovações de jogadores que não mais jogaram ou que têm muitos anos de contrato pela frente, em contratos no Seixal com muitos que sabemos nunca irão jogar na equipa principal, na compra a preço de ouro de jogadores que dispensou ou de jogadores que nunca jogarão no Benfica (para negócio, como ele confessou), ou com compras de jogadores, "sempre" 12 milhões de euros acima do preço de mercado, antes do anúncio do interesse do Benfica, e por mais uma data de coisas que haveremos de falar, um dia!
É por negócios com estas comissões que Vieira paga aos intermediários, numa repetição tão regular quanto estranha, que o Benfica, enquanto ele lá estiver, continuará a não ganhar nada na Europa.
*Adepto do Benfica