É evidente que o Avante! é um ato político, organizado por um partido político e que tem objetivos políticos: unir o eleitorado comunista e exibir a vitalidade do partido.
Corpo do artigo
Em todos os países que se prezem, os congressos, convenções e eventos políticos são parte essencial da vida comunitária e interventiva. A importância destes acontecimentos só precisa de ser explicada a quem não gosta da diversidade e parece que há gente por aí que gostaria muito de acabar definitivamente com o Avante!, com o PCP e com a democracia representativa.
Acontece, porém, que 2020 é um ano de várias exceções, que não preciso de enunciar. A covid-19 não pode justificar a suspensão da vida democrática, mas mudar o Avante! não significa colocar a democracia em suspenso. Nem acabar com os comunistas. Significa, apenas, que a natureza particular deste evento não é compatível com as exigências pandémicas a que todos estamos sujeitos. Percebe-se que o PCP não queira alterar a natureza de uma celebração que vê como fundamental, mas seria uma mensagem importante, a demonstração pública de sensatez e sensibilidade. A inteligência social e política é também uma forma de resistência.
*Jornalista