Corpo do artigo
No início do meu último artigo do ano 2023 no JN, quero começar por desejar a todos boas festas, com feliz Natal e um excelente Ano Novo 2024, e deixar uma nota aveirense.
Aveiro é Capital Portuguesa da Cultura em 2024, vivendo todo o ano, desde os seus primeiros segundos, a comemorar a cultura de Portugal e convidando todos para serem parte ativa desta festa. A iluminação de Natal é este ano original e alusiva à Arte Nova, utilizando os seus elementos de Natureza, fauna e flora, que dão vida única a Aveiro.
Queremos somar à energia positiva das festas de Natal, passagem do ano e de São Gonçalinho a determinação em construir um município, um Portugal, uma Europa e um Mundo melhor, que se referencie nos meninos que nascem a cada dia e que são motivos de esperança que nos acrescentam a responsabilidade de fazer bem.
O ano bom que queremos construir em 2024 tem de ter a aposta de todos, nestas palavras e ações absolutamente fundamentais: acordos, coligações e paz.
Acordos que permitam que a relação entre os Homens seja mais capaz de dar dimensão ao coletivo, à comunidade nas suas múltiplas formas, ao que temos para construir nas várias equipas a que pertencemos. Na política nacional e europeia, o ano político tem de ter muito trabalho assente na construção de Acordos, para que as diferenças de opinião sejam contributos democráticos para as soluções e não obstáculos egoístas ao crescimento sustentável.
Coligações que formalizam acordos, que garantem maior fortaleza nas caminhadas mais difíceis que nos propomos fazer. Na política nacional e europeia, o ano político tem de usar a forças das coligações, para alcançarmos sucesso no aproveitamento das oportunidades, no debelar das dificuldades e resolução dos problemas.
Paz, a paz que temos de cuidar a cada dia, que se cultiva nos acordos e nas coligações, nas relações interpessoais, entre países e religiões, sempre que o ser ser humano é o centro da atenção e da ação de todos.
Em Portugal, as eleições de 10 de março exigem a atenção dos portugueses, de forma a que possamos gerar uma solução de Governo nova e estável, capaz de ser reformista e corajosa, fazendo parar as soluções insustentáveis apoiadas pela extrema-esquerda, assim como os extremismos de Direita que vão capitalizando os descontentamentos dos cidadãos.
Na União Europeia, as eleições de 9 de junho exigem a atenção dos europeus, de forma a que possamos gerar uma solução de boa e estável governabilidade das instituições europeias, capaz de ser reformista e corajosa, fazendo parar os extremismos de Direita que vão capitalizando os descontentamentos dos cidadãos.
E que todos tenham um bom Ano Novo 2024.