Corpo do artigo
O início de um novo ano é sempre um momento de reflexão, de promessas e de decisões. É também uma oportunidade para destacar figuras que inspiram e motivam as gerações mais jovens a trilharem os melhores caminhos para o futuro. Neste contexto, merece especial destaque o prof. dr. Jorge Cotter, cuja última aula, em dezembro de 2024, marcou o encerramento de uma brilhante carreira na medicina portuguesa.
No emblemático Teatro Jordão, em Guimarães, reuniu-se uma plateia distinta composta por familiares, amigos e figuras de relevo como a sra. ministra da Saúde, prof.ª dr.ª Ana Paula Martins, o presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, e personalidades como Luís Marques Mendes, Manuel Pizarro e José Luís Carneiro. A ocasião foi uma clara demonstração do reconhecimento e apreço pelo trabalho do médico que se destacou pela conjugação do conhecimento científico com o humanismo, a liderança e a visão empreendedora.
Jorge Cotter formou-se na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e especializou-se em Medicina Interna no Hospital de São João. Apesar das oportunidades que teve para prosseguir carreira em grandes centros, escolheu Guimarães como a cidade onde deixou um legado de excelência clínica e científica no hospital local.
A vida e a obra de Jorge Cotter são um exemplo entre muitos médicos portugueses que, no passado e no presente, têm honrado a medicina no nosso país. Que o futuro continue a trazer médicos de igual valor, capazes de contribuir para o bem-estar dos doentes e para o avanço do conhecimento científico. Para isso, será essencial que o Governo saiba reconhecer, respeitar e dignificar estes profissionais que tanto fazem pela saúde em Portugal.