Obra de Graça Morais, série "A Caminhada do Medo", 2011, 111 cm por 150 cm, coleção da artista.
Que melhor modo de fechar o nosso projeto haveria do que este privilégio de ter uma transmontana de gema, notabilíssima pintora, ilustre honorária do Círculo, a falar de si e das suas pinturas, dos "mundos misteriosos" e das vivências arrancadas do Interior.
O Interior, essa preocupação estatutária do Círculo e essa tradição de boa análise do JN, está eminentemente presente no texto e na pintura desta página. Se cada um vê esta pintura como a sente, por mim sinto e vejo alguém armado, saliente, em bolha ou redoma barrenta, é mulher de máscara escura, esconde-se ela de quê, talvez da vergonha da denúncia... Vejo dois aprisionados, apanhados nos trilhos da emigração proibida, humilhados, eles que "comiam com garfos de ferro"... E recuada, superior, de preto vestida, vejo uma das extraordinárias mulheres de Graça Morais, que aqui se destaca pelos olhos vivos, penetrantes, não há outros assim na pintura, imagino-a num Valha-nos Nossa Senhora das Dores, ela bem os avisara de tantos perigos, e ao partirem apenas lhes dissera, sofrida, embargada, pois então vão com Deus...
Este modo de fechar o projeto é um belo fruto que só a generosidade de Graça Morais podia consentir, em rara e laboriosa colheita, depois da visita ao magnífico Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, em Bragança, no antigo Banco de Portugal. Não longe, fica o Interior que ela pinta como só pinta quem ama. O Centro é um admirável património da descentralização cultural, autárquica, autêntica, pese embora o centralismo.
Voltemos ao projeto "Círculo/JN" para um balanço geral e final, que é também momento de gratidão. Correu bem, muito acima da expectativa de julho de 2024, quando tudo começou. Do lado da equipa JN, sucessivamente liderada por Inês Cardoso, Vítor Santos, Rafael Barbosa, e do lado dos Associados do Círculo, a cooperação foi excelente. Os 60 textos livres, diversos e dispersos, ramificações de um tronco comum que é o Círculo, serão agora vertidos num livro coletivo digital.
