1 de fevereiro de 2019: "Estado pagou quatro vezes mais refeições aos bombeiros nos fogos de julho"; 22 de fevereiro de 2019: "Ministério Público investiga manifestação de bombeiros"; 27 de fevereiro de 2019: "Escola de Bombeiros com contas sob suspeita"; 16 de março de 2019: "Fundo da Liga dos Bombeiros investigado pela Justiça". Podemos olhar para esta sucessão de notícias com a candura dos gentios e concluir que se trata de uma de duas coisas: ou uma tremenda coincidência, ou uma campanha negra para denegrir a Liga dos Bombeiros. Se formos Jaime Marta Soares, o mais provável é que nos guiemos por um destes raciocínios.
Corpo do artigo
Mas se despirmos a farda da parte interessada e apurarmos o sentido crítico, há um denominador comum que nos obriga a lançar perguntas. Porque nos casos que vieram a público em apenas um mês e meio, o Estado terá sido prejudicado sempre. E o emaranhado de suspeitas, pese embora a obrigatória presunção de inocência, converge invariavelmente para a entidade máxima que representa os bombeiros: a Liga, comandada desde 2011 por Marta Soares.
Ora, por mais que o ex-presidente da Câmara de Vila Nova de Poiares (durante 37 anos) tenha uma especial aptidão para desvalorizar de todas as vezes que lhe apontam o dedo, algum fogo haverá quando a nuvem de fumo é tão espessa. E isso permite-nos pensar que essa nebulosa, num momento em que tanto se exige e se espera dos bombeiros, acabará também por contaminar uma classe de cuja abnegação e patriotismo dependem tantos portugueses.
Olhemos para o mais recente caso: a Liga dos Bombeiros está a ser investigada por suspeita de má gestão do Fundo de Proteção Social do Bombeiro, que recebe transferências do Orçamento do Estado. Perante isto, o que diz Marta Soares? Que o trabalho do Ministério Público "é uma aldrabice". Mas depois percebemos que, só no ano passado, foram depositados nos cofres do mesmo fundo 900 mil euros dos contribuintes. E que as contas dessa entidade estão no segredo dos deuses. Donde resulta a dúvida legítima: então porque não as divulga a Liga dos Bombeiros? Jaime Marta Soares explica: "Deve-se a algum esquecimento do técnico que mete isso no site". De facto, não se compreende tamanha impunidade. E não estou obviamente a falar do técnico.
Diretor-adjunto