Como atrair investimento para Coimbra
Os novos hábitos de comunicação, consolidados pela pandemia, mudaram os processos de tomada de decisão corporativa, nomeadamente a forma como as grandes empresas escolhem o destino para o seu investimento. Por exemplo, hoje é relativamente fácil convencer uma empresa multinacional a investir num local menos central; mas também é muito mais exigente e requer um trabalho muito mais profissional e que em nada depende da intuição ou da sorte.
Há duas décadas uma empresa considerava a centralidade como um dos fatores mais importantes para decidir onde investir - por exemplo a distância a um aeroporto, mas hoje o conceito de centralidade mudou e o mais importante para os empresários e gestores globais já não é só a distância ao aeroporto, mas sim a qualidade da infraestrutura tecnológica, nomeadamente, da sua rede de fibra ótica. Para os negócios mais lucrativos do presente, passou a ser mais importante a qualidade da transmissão de dados do que a distância física às plataformas logísticas. Esta alteração de mentalidade impacta diretamente na construção de outro conceito indispensável à atração de investimento: a confiança.
Os empresários estão hoje dispostos a fazer investimentos em lugares, digamos assim, mais remotos, porque os mecanismos de verificação dos processos de gestão já não dependem de um olhar ou da presença física, mas sim de software de verificação de identidade e proteção de privacidade. E a confiança já ultrapassou essa fase.
A cidade de Coimbra é o exemplo perfeito de uma dessas cidades. Ela, com a universidade, tem tudo o que os modernos investidores procuram. Falta-lhe apenas encontrar ambição para definir, sem constrangimentos, uma narrativa à escala mundial. Porque, confiança e proposta de valor única e irrepetível ela já tem.
*Especialista em Media Intelligence

