A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável aprovada pela ONU em 2015 estabelece 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), cuja implementação exige uma conjugação de esforços por uma multiplicidade de atores, incluindo desde logo o Governo e as autarquias, as organizações não governamentais, os parceiros sociais, o setor privado e a sociedade civil, mas também a academia.
Corpo do artigo
Foi neste contexto que o Governo lançou no início do presente ano um Roteiro Nacional para o Desenvolvimento Sustentável 2030, envolvendo uma ampla participação da sociedade e articulando os instrumentos estratégicos nacionais com os ODS e outros compromissos nacionais e a nível europeu.
A União Europeia tem vindo a sublinhar o alinhamento das políticas com a implementação dos ODS, através da sua inclusão na Estratégia para o Futuro da Europa e do seu enquadramento nas orientações políticas. Os ODS estão, de igual modo, integrados no Semestre Europeu desde 2020, o que reflete o compromisso com a sustentabilidade na coordenação das políticas económicas, sociais e ambientais.
Na realidade, os ODS e as respetivas metas assumem um caráter integrado que deve conjugar as dimensões económica, social e ambiental do desenvolvimento sustentável, assumindo ainda de forma transversal as dimensões do combate às desigualdades e da promoção dos direitos humanos.
Perante o desafio global de cumprir a Agenda 2030, importa assumir politicamente tanto no discurso, mas essencialmente na prática, um novo modelo de desenvolvimento comprometido com a sustentabilidade, em que a educação desempenha um papel central na transformação da sociedade.
A academia enquanto lugar de pensamento, de inovação, de conhecimento em diálogo permanente com a sociedade, as empresas e as organizações, deve dar o exemplo, assumindo um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável.
*Docente universitário