A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) promove, nos próximos dias 30 e 31 de janeiro, o 1.° Congresso do Futebol Português, um evento estruturante para o futuro da indústria. A iniciativa cumpre mais um compromisso do Plano Programático dos atuais órgãos sociais, concretizando a criação de grupos de trabalho agregadores e representativos das múltiplas realidades do futebol nacional, num exercício de análise e reflexão alinhado com os Estatutos da FPF.
Ao longo de dois dias serão apresentadas as conclusões do trabalho desenvolvido pelas 19 comissões permanentes e não permanentes. Estes fóruns, constituídos por sócios ordinários da FPF (com 90 por cento dos associados representados) e por peritos de diferentes áreas profissionais, promoveram um diálogo transversal sobre o futebol e as suas várias dimensões. O foco incidiu no desenvolvimento do futebol, do futsal, do futebol de praia e do Walking Football, sem descurar matérias como a formação de agentes desportivos, os regulamentos, o financiamento ou a certificação.
A dimensão do trabalho realizado desde o Fórum do Futebol, que assinalou o arranque das comissões a 24 de maio do ano passado, é expressiva. Foram criadas 19 comissões, envolvendo 46 entidades e 161 participantes, entre peritos das associações distritais e regionais, associações de classe e Liga Portugal. Deste esforço resultaram 107 reuniões, a abordagem de 57 temas, 214 horas de trabalho e 121 propostas, que serão agora apresentadas à Direção, algumas com potencial de aplicação já na próxima época.
Numa indústria em permanente evolução, o conhecimento e o capital de experiência de quem contribui para o desenvolvimento do futebol não podem ser desperdiçados. Através das comissões, a FPF valoriza a diversidade, reforça a representatividade e acolhe esse conhecimento coletivo. Os resultados alcançados apontam caminhos para o futuro do futebol português, em favor de uma indústria mais competitiva, sustentável e atrativa, fiel ao princípio que continua a inspirar e a orientar a ação federativa: Unir o futebol.

