A Federação Portuguesa de Futebol organizou, ontem, o primeiro dia do Congresso do Futebol Português, evento que terminará hoje, na Cidade do Futebol. Mais de 800 congressistas assistiram a um momento marcante na história da FPF, com a divulgação das propostas e medidas das 19 comissões permanentes e não permanentes, em conformidade com os Estatutos da FPF, que conferem às comissões poderes consultivos e de auxílio à Direção, com a possibilidade destas medidas serem já adotadas na próxima época.
Às conclusões das 13 comissões conhecidas ontem (as restantes seis ficaram guardadas para esta manhã) somaram-se a apresentação das principais linhas orientadoras do Plano Estratégico da FPF para o período entre 2024 e 2036 e uma conversa sobre o futuro do futebol português que contou, entre outros, com o contributo de Roberto Martínez, selecionador nacional.
Mais do que o cumprimento de um compromisso do Plano Programático de Pedro Proença, o Congresso do Futebol Português representa um fórum de agregação, representatividade e responsabilidade, um legado da comunidade do futebol, que procedeu a uma reflexão profunda sobre a indústria, com 121 propostas que indicarão os caminhos para o desenvolvimento do futebol em todas as suas múltiplas dimensões.
O timing do Congresso do Futebol Português não poderia ter sido mais feliz. Esta semana, Portugal consumou a ultrapassagem aos Países Baixos e regressou ao sexto lugar do ranking UEFA. Foi o culminar de um trabalho realizado desde 2023 pela Liga Portugal e por todos os clubes, que nunca baixaram os braços, mesmo perante um sistema de pontos injusto que penalizou (e muito) o futebol português. Era uma questão de tempo, mas exigiu trabalho, dedicação e paciência.
Alcançado este lugar, importa consolidar a posição e, com responsabilidade e ambição, lutar por mais e melhor. Trabalho profundo como aquele que foi apresentado no Congresso do Futebol deixa-nos mais próximos do sucesso. Parabéns a todos os nossos representantes na UEFA que contribuíram para este êxito retumbante e que a todos enche de orgulho!

