A atenção dedicada aos avanços (e recuos) do coronavírus faz-me lembrar aquele acompanhamento de jogos de futebol ao minuto, feito por alguns sites noticiosos.
Corpo do artigo
Quem não tem Sportv, ou Eleven Sports, ou seja lá o que for, tem de se contentar com 90 minutos a fazer "refresh", para ver se houve golos. Mais de um minuto longe de um computador, de uma televisão ou daquela vizinha do 3.º andar que sabe sempre de tudo, é o suficiente para ficarmos completamente desatualizados acerca da viagem do vírus. Já chegou? Não chegou? Fez escala em Itália? Resolveu ficar por lá uns dias?
Vou tentar resumir uma hora na vida do coronavírus (e nas nossas), sabendo que pecarei sempre por defeito, porque não há carateres que cheguem.
- Primeiro português infetado com coronavírus é tripulante do navio Diamond Princess, que está atracado no porto de Yokohama.
- Mulher do primeiro português infetado com coronavírus entra em direto na TVI, CMTV e Kuriakos TV (uma delas talvez não tenha acontecido), queixando-se de que o marido está abandonado à sua sorte, na cabina do barco.
- Utente do centro de saúde de Cantanhede fica fechada seis horas na casa de banho por suspeitas de coronavírus. Consta que terá dito "se era para isto, preferia estar enclausurada no Diamond Princess".
- Registados novos 27 casos suspeitos de coronavírus em território português.
- Confirma-se: nenhum dos 27 possíveis portadores de coronavírus tem efetivamente coronavírus. Dois têm gripe vulgar, um tem gripe A, que é uma estirpe já muito 2009, e os outros são simplesmente pessoas que ficaram nervosas depois de terem almoçado chop suey de galinha.
- É atualizada a contagem mundial de casos de infeção por coronavírus: a China segue na frente, com larga distância, um pouco como o Liverpool na Premier League.
- Portugal continua a ser goleado. O coronavírus olha para os portugueses com o mesmo desprezo com que Rangers, Bayer, Shaktar e Basaksehir olharam para os clubes nacionais na Liga Europa.
- Há rumores de um caso positivo de coronavírus no Hospital São João, no Porto.
- Afinal, foi um falso positivo. É como festejar um golo que, minutos depois, é anulado pelo VAR.
- Máscaras de proteção esgotam nas farmácias espanholas. A notícia é dada em Portugal, para o caso de alguém estar a pensar ir comprar caramelos e máscaras a Badajoz.
- Segundo português infetado com coronavírus também é tripulante do navio Diamond Princess.
- Segundo tripulante não quer ser identificado, provavelmente para não ver a sua mulher falar na televisão.
- Mulher do primeiro português infetado, a quem já deixámos de chamar primeiro português infetado e passámos a chamar Adriano Maranhão (já nos sentimos íntimos), volta a falar às televisões. Agora, Adriano já não está no barco, está num hospital, como desejava, mas a mulher diz que o estão a tratar como se fosse leproso.
- Não está disponível na net nenhum ranking sobre os países com mais casos de lepra. No campeonato de países com corona, Irão e Japão estão bem posicionados.
- Coronavírus, de agora em diante, só responde pelo nome de Covid-19.
- Mulher japonesa é infetada pelo Covid-19 pela segunda vez. Conclui-se portanto que o Covid é pior que o sarampo, a varicela e o bouquet de noiva, tudo coisas que só se apanham uma vez.
- Surge um surto inesperado de Covid-19 em Itália, que ultrapassa assim Irão e Japão, de uma assentada. Parece o Salvador Sobral a galgar lugares naquela mítica final da Eurovisão.
- Por falar nisso, é capaz de ter de ser cancelado o Festival de Canção, que é ali em Elvas, mesmo como quem vai para Espanha, e entre os espanhóis já há mais de meia dúzia com sintomas.
- Também é capaz de não haver Jogos Olímpicos. Nem Euro 2020. Um bom ano para os sedentários provarem aos restantes que afinal o desporto é perigoso. Ficar em casa, alapado no sofá, a ver televisão, é a atividade que mais promove a saúde neste momento.
- TVI faz reportagem, lembrando que ator Bruno Cabrerizo mora em Milão, um dos principais focos de infeção. Posto isto, é provável que Kelly Baley, sua antiga namorada, tenha ligado para a linha Saúde 24, a perguntar se há alguma possibilidade de o período de incubação do coronavírus ser de dois anos.
- Itália tenta localizar o paciente zero. Tudo indica que não é Bruno Cabrerizo.
- Mulher de Adriano Maranhão queixa-se da falta de apoio do Estado português.
- Mulher de Adriano Maranhão diz que afinal o Estado é ótimo. Não o do marido, mas o português. Embora o marido também tenha registado francas melhoras.
- Graça Freitas admite 1 milhão de infetados em Portugal.
- Graça Freitas esclarece que 1 milhão era uma previsão inicial, que a DGS não está à espera que aconteça.