Corpo do artigo
O aparecimento da COTEC-Portugal em abril de 2003, com grande empenho da Presidência da República, representou um sinal da aposta na inovação como fator de mudança na competitividade global do país. Juntou-se o que havia de melhor, com ênfase no facto da primeira lista de associados fundadores representar cerca de 20% do PIB. O primeiro grande projeto escolhido pela COTEC foi a da aposta na floresta, da sua reestruturação ao combate aos incêndios. Seguiram-se outros desafios e, sobretudo, os momentos simbólicos das convenções. Passados 16 anos, mesmo com uma avaliação benevolente, temos a sensação de o seu impacto estar um pouco aquém das expectativas criadas.
O Conselho de Reitores resolve, e bem, lançar uma iniciativa pública sobre a agenda próxima dos desafios para o Ensino Superior, que terminou com uma sessão na Universidade do Porto sobre a temática da valorização do conhecimento. E voltamos a falar da importância da relação entre as universidades e as empresas, do empreendedorismo e da necessidade em mobilizar mais doutorados para o tecido empresarial! Numa altura em que as apostas no emprego científico de doutorados estão, uma vez mais, focadas no lado da oferta, privilegiando de forma evidente o setor público. Se acreditamos que as políticas públicas podem ser indutoras de mudanças na economia e sociedade, então é muito claro que precisamos de recuperar mais e melhores estímulos ao emprego qualificado no tecido produtivo. Porque é exatamente aí que temos o maior atraso para os parceiros europeus, com valores cerca de 6 vezes inferiores à média. É difícil entender a razão de não se ter prosseguido, e reforçado, a política de criação e dinamização de núcleos de I+D empresariais.
Como bem mostra o excelente documento do "Norte Estrutura" da CCDRN, em seis anos os indicadores de inovação da região tiveram uma evolução positiva considerável no contexto nacional e europeu, seguramente pela ligação simples e óbvia à forte aposta realizada no apoio à investigação e inovação.
*Prof. catedrático, vice-reitor da UTAD