Dezembro é tempo de balanço
Corpo do artigo
Dezembro é um mês de reflexão e balanço. É tempo de refletir sobre o ano que passou, fazer um balanço das conquistas e desafios enfrentados e redesenhar o futuro. Em particular, o corrente ano foi pautado por importantes desafios geopolíticos, que impactam diretamente o comércio global e a segurança internacional, e moldado pela existência de 16 novos regulamentos sobre têxteis e moda, que afetam diretamente a forma como as marcas e empresas têxteis operam ao longo da sua cadeia de abastecimento.
Paralelamente, nos últimos anos, a indústria têxtil tem enfrentado uma pressão crescente para adotar práticas mais sustentáveis, em resposta a várias preocupações ambientais e sociais. O uso de recursos renováveis e conceitos de circularidade têm mostrado ser um caminho promissor para a transformação desta indústria num modelo mais ecológico e eficiente. É neste enquadramento que importa fazer um balanço ao projeto be@t, financiado pela componente 12 do PRR, e ao seu papel na geração e consolidação de uma fileira têxtil verdadeiramente inovadora, sustentável e circular. Contando com cerca de 30 meses de execução, o projeto já deu provas no desígnio a que se propôs desde o primeiro dia: “Da natureza, de forma circular e sustentável, para as pessoas!”.
Assim, através da utilização de novas matérias-primas de base renovável, produzidas tão localmente quanto possível (incluindo floresta, resíduos agroindustriais e fibras naturais alternativas), e usando tecnologias e processos de produção e acabamento avançados e sustentáveis, bem como abordagens inovadoras de ecodesign e ecoengenharia, o projeto be@t tem gerado resultados estruturantes para o setor.
Desde novas fibras e fios produzidos a partir de fibras naturais alternativas, como cânhamo, urtiga, banana e ananás, às estruturas têxteis circulares sustentáveis, incorporadas em produtos para aplicações técnicas ou de moda, promovendo propriedades funcionais e estéticas livres de produtos químicos de origem fóssil, são já inúmeros os produtos que o be@t tem para oferecer! O balanço do projeto be@t (https://bioeconomy-at-textiles.com/) é claramente positivo, orientando os caminhos para um futuro mais consciente, sustentável e promissor para a indústria têxtil nacional!