Dia Internacional do Lixo Zero
Corpo do artigo
No passado domingo, 30 de março, assinalou-se o Dia Internacional do Lixo Zero, criado pelo Assembleia Geral das Nações Unidas em 2022 para promover práticas sustentáveis e reduzir a poluição global. Esta data convida os estados-membros, organizações do sistema das Nações Unidas, setor privado, academia e sociedade civil a promoverem ações de consciencialização sobre a importância do desperdício zero e o seu contributo para os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), incluindo o ODS 11: cidades e comunidades sustentáveis e o ODS 12: consumo e produção responsáveis.
Este ano, o tema foi “Rumo ao lixo zero na moda e têxteis”, chamando a atenção para o impacto ambiental da indústria têxtil e de vestuário (ITV), responsável por 2% a 8% das emissões globais de gases com efeito estufa. O modelo de “fast fashion” tem sido alvo de críticas e tem motivado medidas e estratégias a nível europeu para reverter esta tendência.
Nesse contexto, destaca-se o compromisso do CITEVE no desenvolvimento e implementação de soluções de desperdício zero no setor têxtil, sendo este o objetivo central de diversas iniciativas e projetos em curso. Em particular, no projeto be@t, liderado pelo CITEVE e com um consórcio de 56 entidades, são diversas as medidas que contribuem para o tema proposto para 2025. Como exemplo, no âmbito do Pilar da Circularidade, estão a ser desenvolvidos novos processos de produção, com recurso ao ecodesign e à ecoengenharia, que permitem reduzir o consumo de matérias-primas e o desperdício durante o processo de fabrico, bem como processos que permitem o redesign de produtos não vendidos, possibilitando assim a sua reintrodução direta na cadeia de valor. Paralelamente, são várias as iniciativas desenvolvidas para promover a reparação, reutilização e reciclagem de materiais têxteis, promovendo novos modelos de negócio e a circularidade na indústria, e garantindo o desenvolvimento de soluções têxteis mais sustentáveis e duráveis, que contribuem diretamente para a redução do desperdício por parte dos consumidores. Assim, o Dia Internacional do Lixo Zero é uma oportunidade para refletir sobre as mudanças necessárias, não apenas no comportamento dos consumidores, mas também nas práticas das empresas e nas políticas públicas.