Corpo do artigo
Predicados há muito reivindicados pelo futebol para a disciplina, celeridade, competência e credibilidade conjugam-se na génese do desafio de implementar um novo modelo, propósito eleitoral reiterado por Pedro Proença no arranque do mandato na Cidade do Futebol. É consensual a convicção de que urge agilizar, dar transparência, promover a eficiência de um setor cuja sensibilidade impacta a modalidade de forma transversal: verdade e justiça desportivas são indissociáveis.
Para passar das palavras aos atos impõe-se visão e coragem. Neste capítulo, o futebol profissional constitui um exemplo inspirador. Em 2022, a Liga Portugal avançou com um novo modelo para a Comissão de Instrutores. A reorganização, pensada para um ciclo de três anos que se completa no final da temporada em curso, não tardou a mostrar-se uma aposta ganha. A nova abordagem permitiu baixar o prazo médio de instrução dos processos de 88 dias, em 2021-22, para 15 dias, em 2023-24.
Estes números traduzem os predicados que se enunciam para a reforma da disciplina federativa, suportada por uma estrutura profissional de apoio, num ecossistema digital moderno, que promova a transparência, e com uma comunicação eficaz, de forma a aproximar os agentes desportivos. Mais do que instrumentos e métodos, porém, é importante que também haja lugar a uma reforma das mentalidades, a vários níveis. Desde logo, no sentido da cooperação harmoniosa com os demais órgãos da justiça desportiva, que se deseja uma realidade permanente.
A nova era na relação entre a Liga Portugal e a FPF favorece todos estes passos, com ganhos evidentes para a modalidade, em todos os patamares. Todo o futebol está convocado para este grande desafio da união, que implica, igualmente, uma reflexão coletiva profunda sobre o modelo do Tribunal Arbitral do Desporto e a repartição de competências com outras instâncias, nomeadamente, o Conselho de Justiça. Visão e coragem são também predicados que fazem a diferença na construção de um futebol mais forte, de uma disciplina célere, competente, credível.