O Sporting de Ruben Amorim continua em alta. Pelo que joga e pelo que continua a conquistar.
Desta vez não ganhou nada - só mais 9,6 milhões de euros -, mas é uma enorme vitória estar pela segunda vez nos oitavos de final da Champions. Portugal já tem um clube na fase a eliminar e F. C. Porto e Benfica ainda estão na corrida. Se os dragões só dependem deles - basta ganhar em casa ao Atlético Madrid -, as águias precisam de vencer o Dínamo Kiev e que o Barcelona não ganhe fora ao já apurado Bayern. Espero que se faça história!
Esta quinta jornada da Champions voltou a mostrar-nos que Pedro Gonçalves é mesmo um "pote" de ouro para o Sporting e Amorim - até a UEFA o reconheceu, com a escolha para melhor jogador da ronda. Desde que voltou de lesão, tem provado que o faro pelo golo continua apurado, o que foi decisivo para a série de nove vitórias seguidas dos leões. Só espero que tal como a Europa do futebol também Fernando Santos volte a estar de olho em Pote. O que mais precisa ele de fazer para merecer estar na seleção e ter uma real oportunidade - não levá-lo ao Europeu e depois não lhe dar um minuto -, pois é bem melhor que alguns dos habituais eleitos. Talvez mudar de agente...
Esta semana ficou também marcada por novas investidas da Justiça e do Fisco no futebol. A SAD do F. C. Porto foi alvo de buscas, por suspeita de crimes de abuso de confiança, fraude fiscal e branqueamento de capitais em transferências, nomeadamente pelas altas comissões pagas, que abrangeram ainda residências de dirigentes e de empresários ligados aos negócios sob investigação. No mesmo processo, também houve buscas no Tondela. Se aqui ainda ninguém foi acusado, na segunda fase da Operação Fora de Jogo, que visou as SAD de Braga e V. Guimarães e os empresários Jorge Mendes e Deco, o Ministério Público constituiu mais cinco arguidos. Ao todo, já são 52, entre pessoas singulares e coletivas. Dá que pensar!
*Editor-adjunto
