Os acontecimentos do Bairro da Jamaica, classificados pelo município como incidente pontual entre forças de segurança e uma população pacífica e trabalhadora, ou como brutal e xenófoba intervenção policial pelo do Bloco de Esquerda, mostrou uma realidade deprimente, sem condições mínimas de dignidade e bem-estar exigíveis a um país da União Europeia, a escassos quilómetros das centenas de milhões gastos na promoção de obras públicas. O incidente alastrou à própria Assembleia da República, com o primeiro-ministro, António Costa, a perder a compostura, acusando a líder centrista de o questionar daquela forma por causa da sua cor de pele! Sendo evidente que Assunção Cristas tem o condão de irritar o líder do Governo, que até lhe poderia apontar alguma tendência para um comportamento "popularucho", não é seguramente alguém com tendências racistas ou xenófobas.
Corpo do artigo
Um comentador de um canal de televisão resolve insultar de forma direta os jogadores e adeptos do F. C. Porto, que classificou como corja, bandidos e gentalha. Sendo a primeira vez que sou brindado com estes adjetivos em direto e na TV, tal facto mostra bem como o centralismo continua a lidar muito mal com um dos últimos bastiões de resistência a essa tragédia neoplásica que nos vai consumindo. Mas podem os comentadores do clube dos vários regimes ficar tranquilos, que cá continuaremos a desenvolver novas terapias para prolongar a vida por muitos e bons anos, queria dizer títulos.
A lista dos maiores devedores da Caixa Geral de Depósitos não pode ser conhecida pela comissão de inquérito, mas sai espalhada em público através da Comunicação Social. Aparece também uma lista idêntica relativa ao BES, com muitos dos devedores da CGD a serem repetentes. Aprova-se a decisão de passar a vigiar todas as contas bancárias com saldos superiores a 50 mil euros com indícios claros de ameaça futura de pré-confisco esquerdizante. O investimento público orçamentado bate recordes sucessivos de baixa execução, com a promessa de que este ano é que é. O inenarrável Ventura do "Chega" espalha cartazes com um conjunto de chavões primários, mas perigosos. O Bloco de Esquerda e o Partido Comunista, unidos na cegueira ideológica, não são sequer capazes de condenar a tragédia humanitária que grassa na Venezuela.
E o campeonato só acaba em maio e as eleições são em outubro!
*Prof. catedrático, vice-reitor da UTAD