Corpo do artigo
Os primeiros resultados relativos aos avisos nos domínios da competitividade merecem uma análise cuidada, no caso particular em relação aos projetos apresentados por promotores sediados na Região Norte de Portugal.
Se considerarmos os projetos de investigação e desenvolvimento em copromoção, só no Norte 2020 foram recebidas 32 candidaturas, com um valor total de investimento de 46 milhões de euros. Continuando no programa regional, temos ainda 15 milhões de euros candidatados em 25 projetos demonstradores, 273 milhões de euros de projetos de inovação produtiva e, finalmente, um total de 617 projetos de inovação produtiva em pequenas e médias empresas, num total de investimento de 214 milhões de euros.
Quando passamos a analisar a participação das empresas e entidades do sistema científico da Região, os resultados são ainda mais impressivos: são mais de 140 milhões de euros em projetos de investigação e desenvolvimento em parceria entre o sistema científico e as empresas, a que acrescem mais cerca de 760 milhões de euros de investimento em 330 projetos submetidos. Assim, quando analisamos o conjunto destes primeiros avisos, temos que a Região, através das suas empresas e entidades parceiras dos sistemas de I+D, é responsável por cerca de 52% do total de candidaturas apresentadas, a que corresponde, também, um valor aproximado de 49% do investimento global envolvido.
Estes dados são o sinal inequívoco de que a forte aposta do Portugal 2020 nos domínios da competitividade e internacionalização da economia está correta. Que destinar cerca de dois terços do Programa Regional Norte 2020 às prioridades de investimento ligadas à investigação e inovação, no apoio às PME e na qualificação progressiva dos recursos humanos, é a consequência lógica de uma opção política do uso dos fundos estruturais.
Se considerarmos, ainda, que os valores dos primeiros cinco meses do INE apontam para um saldo positivo na balança de transação de bens superior a 6000 milhões de euros no final de 2015, apetece dizer que, apesar de algum ruído, a região está a mover-se. E no bom sentido.
PROF. CAT. DA U. PORTO E PRESIDENTE DA CCDR