O "Jornal de Notícias" celebra 135 anos, um número não totalmente redondo mas suficientemente expressivo para na Redação sentirmos, hoje com particular responsabilidade, o legado que diariamente nos esforçamos por respeitar e atualizar. E festejamos este aniversário com uma iniciativa que congrega todos os que vivem na região ou que em qualquer outro local participaram na escolha do nome da futura ponte da Linha Rubi do metro do Porto.
Corpo do artigo
Lançámos o desafio desta consulta pública, prontamente aceite pela tutela da Metro e pelos municípios do Porto e de Vila Nova de Gaia, porque sabemos que a participação é a chave para sociedades mais dinâmicas e democráticas. Ouvir as populações está no sangue do JN: foi assim em 1911, quando o jornal promoveu uma consulta popular que ajudou o Município do Porto a escolher o feriado municipal. É assim ainda hoje com o mais antigo concurso da Imprensa portuguesa, o das Quadras de São João.
O jornalismo é a criação de pontes. Entre pessoas e entre territórios. As notícias aproximam mundos, promovem o debate de ideias, descodificam realidades complexas, denunciam desigualdades, dão voz a quem não a tem. Num tempo polarizado e cheio de ruído, em que tantas vezes se torna difícil criar espaços para ouvir verdadeiramente o outro, é essencial construir pontos de passagem e de aproximação.
O dia é de celebração para todos os que nos leem ou veem e acreditam no papel da informação para olhar os problemas dos dias e procurar respostas para eles. Para todos os que gostam de se inquietar, de fazer perguntas, de assumir sem receios que têm dúvidas - porque a dúvida é essencial para um olhar ampliado e que não se fique pela espuma e pela fugacidade.
Ainda que asfixiados pela crise financeira, pela velocidade que ameaça esmagar o tempo necessário à informação rigorosa, pela mudança vertiginosa da tecnologia e das redes em que nos movemos, os meios de comunicação estarão bem vivos enquanto assumirem esse papel de exigência e de proximidade. Enquanto tiverem gente dentro de cada notícia. Esse é o nosso compromisso há 135 anos. Esse é o nosso compromisso para o futuro.
*A Redação