Corpo do artigo
Um parque eólico no mar que já produz energia para 100 mil pessoas. Um dos mais sofisticados estaleiros navais da Península. Um robô que recupera redes de pesca perdidas. Um sistema que monitoriza por GPS o trabalho de mariscadores. São apenas alguns exemplos de como a inovação e a tecnologia estão a transformar a economia do mar, entre muitos projetos que hoje destacamos numa edição especial de aniversário.
Os 943 quilómetros de costa só no continente, a que se junta quase outro tanto nas regiões autónomas, justificam repetidas promessas de investimento no oceano. Tem tardado, contudo, a concretização e a otimização dos recursos, razão pela qual é no futuro que ainda se conjugam muitas das expectativas sobre o potencial económico de projetos em curso.
Ao celebrar os 134 anos do "Jornal de Notícias" escolhemos, portanto, o futuro. Escolhemos acreditar nas potencialidades do território, na capacidade de adaptação de setores tradicionais, na excelência da investigação. Sem enveredar pela ficção científica, mostramos que a mudança já está a acontecer, no quadro de transição e de sustentabilidade que é prioridade mundial.
Não ignoramos o contexto adverso que vivemos, todos sem exceção. A dois anos de pandemia segue-se uma guerra em plena Europa que abalou os nossos valores, desafia a coesão social e política e constitui uma séria ameaça à expectativa de recuperação económica. Mas a consciência das dificuldades não nos tolhe, nem nos inibe de ouvir e projetar quem ousa rasgar caminhos.
Continuamos, aos 134 anos, tão sedentos de futuro como nos primeiros dias. Também o jornalismo tem atravessado tempos complexos, somando-se aos fatores comuns a toda a economia - como a subida de preços de matérias-primas e energia - desafios decorrentes das mudanças tecnológicas e dos canais de comunicação. Estamos mais digitais, mais presentes nas redes, mais acelerados. Mas não muda, nunca, a importância que damos às pessoas e aos seus problemas. Formamos família com todos os que acreditam na força da informação e no poder das palavras.
Celebre connosco. Juntos construímos o futuro.