Em Famalicão o Desporto é mesmo para todos
Está mais do que provado que a atividade desportiva regular é fator de saúde e de bem-estar, tanto a nível físico como a nível mental. A componente competitiva é também fator de superação e de realização individual e coletiva e fator de socialização e de integração.
Corpo do artigo
Estes e outros benefícios associados ao desporto justificam a maior das atenções por parte dos municípios, sendo a promoção da saúde e da qualidade de vida um dos seus maiores desafios.
Para isso, são necessárias políticas desportivas estruturantes e abrangentes, que não se limitem a disponibilizar os equipamentos necessários e indispensáveis à atividade desportiva, mas que promovam também programas ecléticos que acompanhem, estimulem e orientem as diversas gerações de cidadãos na prática desportiva, não esquecendo aqueles que têm necessidades especiais e que gostam e precisam de praticar desporto.
Em Famalicão fazemos do Desporto para Todos uma questão de honra. Para nós é tão importante desenvolver programas específicos para a população em geral, como o Famalicão em Forma e o Move-te, bem como iniciativas para públicos específicos como o Brincar a Torto e a Direito para as crianças do pré-escolar e o Mais e Melhores Anos para os seniores, para cidadãos com algum tipo de patologia e para portadores de deficiência.
Esta atmosfera favorável ao desenvolvimento desportivo concretiza-se também com o apoio associativo, com a formação de dirigentes, com apoio social nesta área, com o apoio a atletas de alta de competição, apoio à realização de eventos e à construção e manutenção de equipamentos.
Famalicão é hoje um território verdadeiramente desportivo. Aqui, o desporto é sinónimo de multiplicidade, de competição, de lazer, de integração, de saúde, de qualidade de vida, de igualdade. Por isso, a aposta na promoção do desporto, é para nós, um fator crítico de sucesso para fomentar o desenvolvimento humano, social e económico da comunidade Famalicense.
A nossa candidatura a Cidade Europeia do Desporto em 2025 assenta-nos bem.
Na verdade, nos últimos anos o nosso território assistiu a um crescimento exponencial da prática desportiva, tanto a nível profissional como amador. Os resultados estão à vista e hoje somos uma terra de associações dinâmicas e empreendedoras, arrojadas nos seus objetivos e na sua ação. Somos um território de campeões em múltiplas áreas. Um território em que cada vez mais gente pratica desporto e o faz de forma sistemática. Pelo simples prazer e benefício de fazer desporto.
Famalicão merece ser Cidade Europeia do desporto. Porque aqui o Desporto é mesmo para todos.
*Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão