EN 222: uma intervenção prioritária
Corpo do artigo
A Região Demarcada do Douro, com uma marca identitária muito própria, vive uma crise estrutural, a que urge atalhar nas suas diversas dimensões, e sobre a qual me tenho debruçado todos os dias. No entanto, não é este preocupante assunto o propósito desta atual reflexão.
A região enfrenta também desafios potencialmente promissores, como é o caso da crescente aposta no setor do turismo, nomeadamente na área do enoturismo, para a qual o território apresenta claras vantagens comparativas num contexto concorrencial.
De entre um conjunto de projetos que a região no seu todo tem naturalmente identificadas, o meu concelho tem na requalificação e alargamento da EN 222, no troço entre o lugar das Bateiras e a sede do concelho, o seu objetivo prioritário, a que o município naturalmente procura dar expressão.
O objetivo da requalificação, percebendo-se o contexto ambiental e a necessidade de assegurar a minimização da intervenção em território classificado pela UNESCO, que passará pelo corte de curvas, no estabelecimento de zonas de ultrapassagem, na revisão do piso e escoamentos, tornando o percurso menos penoso e mais seguro, salvaguardará a sua especificidade, constituindo um exercício perfeitamente alcançável.
Os impactos positivos dessa requalificação centrar-se-iam em ganhos de segurança rodoviária, aproximação dos tempos de socorro, num território com défice de serviços de saúde, aproximaria o concelho do rio Douro para o fluxo turístico para a sede do concelho, proporcionando ainda uma “aproximação” à zona Oeste da RDD (Foz Côa, Moncorvo, Mêda, Penedono), para além do potencial de atração de investimentos, de recursos humanos e de níveis de conforto na circulação. O potencial multiplicador do investimento na requalificação deste troço da EN 222 seria largamente compensado sob qualquer ponto de vista.
Na interpretação de um dos maiores anseios da população, tenho diligenciado desde há seis anos junto do Ministério das Infraestruturas, da IP e entidades como CCDR-N e CIMDOURO, no sentido da urgência da intervenção, com persistência e foco.
Mantenho a expectativa de uma decisão favorável por parte do novo Governo, na certeza de que o desbloqueio desta questão terá um enorme impacto no desenvolvimento do concelho e dos territórios contíguos. Trata-se de pura decisão política. Não regatearei esforços e disponibilidade nesta questão, até à sua concretização.