No contexto nacional e do mundo ocidental, dito mais desenvolvido, está-se mais habituado a que fechem conventos, mosteiros e seminários por falta de vocações do que à sua edificação. Em contracorrente com esta tendência, está a ser construído de raiz, perto de Palaçoulo, Miranda do Douro, um mosteiro que poderá acolher 40 monjas quando estiver concluído. Há um ano que já ali habitam dez monjas, vindas de Itália, do mosteiro trapista de Vitorchiano.
Corpo do artigo
Desde o final dos anos 60, este mosteiro tem atraído vocações suficientes para manter uma comunidade de cerca de 80 monjas, conseguindo ainda enviar dezenas delas a fundar novos mosteiros em todo o Mundo. O de Palaçoulo é o oitavo.
No início deste mês, a Antena 1 emitiu uma grande reportagem sobre este mosteiro que está a nascer no Nordeste Transmontano. E, há dias, a propósito da Semana de Oração pelas Vocações, a Agência Ecclesia deu a conhecer o dia a dia dessa comunidade monástica. As monjas, na linha da regra de S. Bento, vivem uma vida dedicada à oração e ao trabalho. O seu dia inicia-se com a primeira oração às quatro da manhã e termina às 19.30, com as Completas (a oração da noite da Igreja). Durante o dia, para além do trabalho, do estudo e da oração pessoal, têm ainda a Eucaristia e outros quatro tempos de oração comunitária.
É um estilo de vida exigente que só pode ser abraçado por quem verdadeiramente descobre em si essa vocação. Na verdade, contrariamente ao que muitas vezes se quer acreditar, não há vidas fáceis. O que descomplica a vida é cada um encontrar o sentido para a sua. Perceber aquilo para que está chamado a ser, ou seja: a sua vocação.
Pode-se acreditar na possibilidade de ser feliz rodeado de todos os confortos, segundo o paradigma da sociedade consumista. Mas a felicidade não é algo que se conquista a acumular. É antes o fruto do sentido de uma vida.
Em ambas as reportagens sobre o mosteiro de Palaçoulo, é bem evidente que as monjas encontraram o sentido para as suas vidas. A felicidade que irradiam poderá levar outras jovens a ponderar para si este estilo de vida. Poderão descobrir no mosteiro a sua vocação.
Padre