O Aeroporto Sá Carneiro foi distinguido, pelo Airport Council International, com o prémio de melhor aeroporto da Europa na sua categoria (10-25 milhões de passageiros), destacado pela recuperação da actividade após a crise pandémica, a qualidade do seu serviço e a sustentabilidade ambiental. Em 2021, já recebera a menção de alta recomendação. A razão pela qual o Aeroporto do Porto é tão prezado internacionalmente e, simultaneamente, votado ao desprezo no seu próprio país, é um autêntico triângulo das Bermudas aeroportuário. O que orgulha a região não parece honrar Portugal.
Corpo do artigo
Só no primeiro trimestre deste ano, o Aeroporto Sá Carneiro recebeu quase 2 milhões de passageiros (um aumento de 75%, comparando com o primeiro trimestre de 2021), recuperando para números pré-pandemia. A mensagem que as companhias aéreas passam é a de que olham para o aeroporto para além de um ponto de interesse. Um Porto de interesse. Um sinal que a TAP deveria interpretar. A companhia aérea portuguesa ou se repensa - enquanto companhia de bandeira de todo o país - ou morre para mais de metade do seu território e abandona a sua razão de ser e de existir.
Continua a ser completamente inaceitável que a TAP só voe para 11 destinos a partir do Porto e que a ponte aérea Porto-Lisboa represente metade da oferta em número de lugares disponíveis. É absolutamente inadmissível que várias companhias estrangeiras (e não apenas as "low cost") assumam que voar para o Porto é um negócio rentável e que a TAP despreze e desinvista continuadamente no Aeroporto Sá Carneiro quando, tendo por obrigação tratar o território nacional de forma equitativa, sabe como é vital para o desenvolvimento do Norte e do Centro do país.
Algumas nuances de mudança. No pico mais agudo das tensões no Aeroporto de Lisboa, quando milhares de passageiros se amontoavam em filas de espera, Rui Moreira assegurava que o Porto não era um "refúgio de Lisboa", não pretendendo ficar com as suas sobras. Entretanto, as relações entre a Câmara do Porto e o Governo (também através do ministro Pedro Nuno Santos) parecem ter desnublado. Rui Moreira defende, e bem, que o Aeroporto Sá Carneiro pode e deve ser uma "válvula de escape" pela sua capacidade instalada, uma oportunidade-solução evidente perante o esgotamento do aeroporto da Portela, algo que nunca foi verdadeiramente pensado devido ao macrocentralismo imperial do poder político. Luís Simões, presidente do Turismo de Portugal, e Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte, defendem a mesma posição. Ninguém de bom senso, senão a TAP, parece querer retirar o Porto da equação.
*Músico e jurista
O autor escreve segundo a antiga ortografia