Ainda é cedo para decretar o fim da pandemia, mas é hora de a Igreja começar a repensar-se no pós-pandemia. Refletiu-se sobre este tema no Porto, no passado dia 18, aproveitando a passagem por aquela diocese de D. Edgar Peña Parra, substituto da Secretaria de Estado do Vaticano. Uma espécie de vice-primeiro-ministro da Santa Sé.
Corpo do artigo
"A Igreja e o futuro do Mundo no pós-pandemia" foi o tema da conferência de D. Edgar, na Casa Diocesana de Vilar, no Porto. Começou por vincar a atitude de escuta que o Papa Francisco quer que a Igreja assuma em relação ao Mundo. "A lógica da escuta é a lógica de quem renuncia aos preconceitos para deixar que a realidade, com as suas luzes e sombras, possa voltar a surpreender-nos".
O Papa Francisco tem colocado diversos desafios à Igreja. Para enfrentar os tempos pós-pandémicos, aquele diplomata da Santa Sé destacou três: investir nas relações humanas, na misericórdia e na oração.
"Uma Igreja é digna deste nome quando sabe construir relações significativas", disse D. Edgar Peña Parra. De facto, Jesus, quando se encontrava com as pessoas, sobretudo com as que sofriam, significava para elas uma mudança. É este o papel que se espera da Igreja na superação desta crise pandémica.
Também em Jesus Cristo descobre-se que "a experiência da misericórdia é sempre revolucionária". O encontro com Jesus não é só a experiência do amor misericordioso de Deus por quem sofre, implica também uma transformação total da pessoa e da sua situação.
Em relação à oração, o substituto da Secretaria de Estado frisou que "não se trata simplesmente da oração entendida como rito; é oração vista como discernimento". Entende-se a oração como a escuta da Palavra e a leitura dos acontecimentos, para aí discernir qual a vontade de Deus para todos e cada um.
No fundo, a atitude fundamental que a Igreja é chamada a desenvolver é a escuta do Mundo e de Deus. Ou, melhor ainda, do Deus que fala através dos acontecimentos e, também, pela pandemia.
Oxalá os católicos estejam à altura das expectativas do Papa. E saibam, no seu conjunto, encontrar respostas para este Mundo saído da pandemia.
*Padre