A frase é de Eduardo Catroga. "Não se brinca com empresas cotadas", avisou, na sequência da investigação à EDP por suspeitas de corrupção ativa e passiva e participação económica em negócio.
Corpo do artigo
Qual foi o objetivo de Catroga? Intimidar os investigadores? Gozam as cotadas de estatuto especial que desconheço? Não percebi. Enfim, está compreensivelmente aborrecido com o inquérito. Tanto, que até se confundiu na língua em que fez o aviso. O que devia ter dito era "het is niet spelen met beursgenoteerde ondernemingen". É a mesma frase, mas em holandês, que é a língua preferida das cotadas no PSI-20. Estou a brincar. Eu sei que não é preciso falar holandês para ter a sede fiscal na Holanda. E nem sei se a tradução está certa, porque usei um tradutor online duvidoso. Não faz mal, estou a brincar. Temos de nos rir, especialmente quem tem de trabalhar a sério para pagar eletricidade das mais caras da Europa.
Já para dar apertos de mão e pancadas nas costas nos corredores do poder, para dançar entre cadeiras e sentar às melhores secretárias, a assinar contratos que garantem lucros privados e prejuízos públicos, os homens do regime não brincam. Entre eles, claro. Com os portugueses, andam a brincar há muito tempo.
* JORNALISTA