Esta semana tenho três coisas de que gostei mesmo muito, pelo que vou usar uma troika de temas e aplausos a começar por aquilo que o Fernando Santos não gostou mesmo nada.
Corpo do artigo
1) Aplauso para Fernando Santos.
À hora a que escrevo ainda nem sequer sei se Cristiano Ronaldo foi ou não titular no jogo contra a Suíça, como desconheço também o resultado. Mas para o aplauso que aqui quero deixar ao nosso selecionador nacional essas duas informações são absolutamente desnecessárias. Conheço Fernando Santos desde o tempo em que ele foi o engenheiro do penta e por isso mesmo tinha estranhado muito as suas primeiras declarações sobre a polémica nascida da substituição de Cristiano Ronaldo no jogo com a Coreia. Felizmente esta minha estranheza durou menos de 24 horas porque na primeira oportunidade que Fernando Santos teve para falar, depois de ter visto o que todos vimos, voltei a reconhecer o homem que sempre conheci. Posto isto, claro que posso dizer com muito alívio que gostei mesmo muito daquilo que ele disse, alto e bom som, que não gostou mesmo nada. As questões profissionais inerentes foram resolvidas internamente e muito bem, mas as questões de carácter que foram tornadas públicas tinham de ser resolvidas em público, como finalmente foram. Parabéns, Fernando Santos.
2) Aplauso para a Polícia Municipal.
Como noticiava o nosso JN de ontem, a Polícia Municipal do Porto começou a multar as trotinetas, tendo removido 48 veículos da via pública. Finalmente! Só quem não anda pelas ruas do Porto é que pode não perceber a praga em que se tornou a utilização exaustiva, intempestiva e desregulamentada destas trotinetas, que só no Porto já são pelos vistos 2300. O pior é que as trotinetas têm posto em causa a circulação e a segurança de todos os que partilhamos o espaço público, não só quando estão em movimento, mas também quando são abandonadas em qualquer sítio de qualquer maneira. Fico à espera que esta ação meritória da Polícia que agora começou não perca fôlego, nem tenha sido só um simples aviso aos operadores e utilizadores desta nova praga urbana. Parabéns, Polícia Municipal do Porto.
3) Aplauso para proposta de voto aos 16 anos.
Não sei se esta proposta de permitir o voto aos maiores de 16 anos será aprovada, mas sobretudo num momento em que a nossa população está cada vez mais envelhecida, era fundamental tentar reequilibrar o sentido de voto dos eleitores permitindo que haja mais gente nova a decidir sobre o futuro comum. Parabéns aos partidos proponentes.
*Empresário