É sempre emocionante o último dia de transferências de janeiro. A não ser para quem é adepto do F. C. Porto.
Corpo do artigo
Os portistas foram, neste fecho de mercado, como aquele marido que vai às compras só para transportar os sacos da mulher... Parado à porta da loja, a ver os outros clubes passar, enquanto comentava "olha, aquele iraquiano que foi para Portimão tem muito bom ar, será que têm do meu tamanho?". Como sei que nem sempre é fácil acompanhar as últimas movimentações desta janela de transferências, deixo aqui um resumo.
00.05h - Nuno Luz espera Bruno Fernandes à porta de casa deste, num momento que deve ter sido mais assustador do que as ameaças na Academia de Alcochete. O repórter da SIC aproveita a oportunidade para perguntar "Bruno, como é que se sente, agora que isto tudo pode estar no fim?". Uma abordagem bastante apocalíptica do Mundo. Enquanto isto, Nuno Luz ignora que ao lado de Bruno Fernandes vai Carolina Deslandes, e deixa por fazer uma pergunta muito mais importante do que "vai ou não para Manchester?", que é "vai ou não ao quarto filho?". Isso sim, seria um feito impressionante.
7.10h - O extremo espanhol Suso, do Milan, regressa à pátria para ser treinado por Lopetegui. Rezemos por ele.
8.23h - Bruno Alves, 38 anos, renovou por mais uma época com o Parma, provando que nem sempre no futebol a idade é importante. E no full contact então, muito menos.
9.15h - Depois de 27 manchetes em desportivos portugueses, anunciando Bruno Guimarães no Benfica, esse mesmo Bruno Guimarães é contratado pelo Lyon. Ou então é só alguém muito parecido.
10.34h - Daniel Podence assina pelos Wolves. Tendo em conta a sua estatura, é um lobito. Ou seja, o clube de Espírito Santo acaba de contratar um escuteiro.
11.39h - Fala-se em Pedrinho para o Benfica. Não sei ao certo para que escalão.
11.19h - Southampton empresta, ao Arsenal, Cédric Soares, um rapaz de nome francês que joga na nossa seleção. O F. C. Porto não empresta Tiquinho Soares para lado nenhum, um rapaz de nome absurdo que já pode ser convocado por Fernando Santos.
11.50h - Dyego Sousa, que também pode ir à seleção, chegou. Ao Benfica. Sem que nada o fizesse prever. Ao contrário de Pedrinho, Bruno Guimarães e mais um par de botas. Vai-se a ver e o segredo ainda é a alma do negócio.
13h - Empresário de Pedrinho diz que proposta do Benfica é muito ridícula: "Nem se deviam ter sentado". Desde quando é que para dizer coisas patéticas temos de estar em pé? Coitados dos comentadores da CMTV...
14.02h - Gabrielzinho teve melhor sorte que o outro jogador-com-um-diminutivo-que-na-verdade-aumenta, e conseguiu transferir-se (do Rio Ave para o Moreirense).
15.30h - Fejsa sai do Benfica, rumo ao Alavés. Desde que perdeu o estatuto de talismã (as águias estavam convencidas de que com Fejsa era impossível perder, já que o sérvio ganhou 10 campeonatos seguidos), deixou de ser indispensável. É como aquela patinha de coelho que se usa no carro para dar sorte. Depois de capotar e ficarmos encarcerados, começamos a perceber que aquele pé de lebre faz mais sentido numa caçarola.
15.57h - A mexicana Amanda Perez reforça o Sporting. Em princípio, a equipa feminina, mas numa altura em que se fala cada vez mais em igualdade de género, se Sporar não for assim grande coisa, talvez possa avançar a Amanda.
16h - Dyego Sousa ainda está a fazer exames médicos no Hospital da Luz. Como veio do Shenzhen, na China, deverá ter de ficar de quarentena.
17.18h - Manchester United anuncia oficialmente Bruno Fernandes. Nuno Luz não estava presente. Carolina Deslandes, aparentemente, também não. O antigo (a semana passada) capitão do Sporting assinou contrato por cinco épocas e meia, mais uma de opção. Ou seja, podemos muito bem estar perante o Paulo Ferreira de Manchester. O passe de Bruno (que finalmente não se esqueceu dele, que isso dá sempre mau resultado) foi vendido por 55 milhões de euros (mais objetivos), a maior venda de sempre do Sporting Clube de Portugal.
18h - Trincão foi vendido pelo Braga ao Barcelona. Ainda andavam metade dos portugueses a pesquisar por "Trincao" no Google, já sabíamos que o passe tinha custado 30 milhões de euros, a maior venda de sempre dos Sportings Clubes de Portugal. Basta lembrar que Cristiano Ronaldo foi levado pelo Manchester por 15 míseros milhões. Hoje, meio Trincão. Ainda dizem que não evoluímos nada! Ao menos já percebemos que o nosso melhor produto de exportação é o futebolista, não a cortiça.
18.10h - Como Guimarães nunca quer ficar atrás de Braga, o Vitória vende Tapsoba ao Bayer Leverkusen por 20 milhões de euros. O internacional do Burkina Faso, com nome de sopa asiática, vai enfrentar o F. C. Porto na próxima ronda da Liga Europa. Tapsoba contra Nakajima parece um jantar exótico.
19.41h - Namorada de João Félix transfere-se para a equipa dos solteiros, deixando de seguir o jogador do Atlético do Madrid das suas redes sociais. Aparentemente foi uma chicotada psicológica.
23.59h - Rui Pinto tentou transferir-se da equipa dos hackers para a equipa dos denunciantes. Mas até ver, sem sucesso. Provavelmente ficará como Yannick Djaló, meia época sem jogar, à espera de novidades...
Humorista