No meu último artigo, no Novo Geração Benfica, na passada segunda-feira, abordava, num dos pontos, a questão da formação. Especialmente a opção entre qualidade e não quantidade, ao apostar na qualidade em vez de continuar a investir na construção civil no Seixal!
Corpo do artigo
Volto ao tema por me ter lembrado dessa mesma questão ao ler o artigo "Formar em Quantidade vs Formar com Qualidade", de Bruno Esteves, fundador do blog "Bola no Chão" e autor da rubrica "Posse de Bola".
E de nele ter lido que um projeto destes tem uma dimensão-limite, porque o aparecimento de grandes jogadores não varia na razão direta do número de campos que lá possam existir.
Os clubes só têm uma equipa principal e sem jogarem "mesmo" pelo Benfica, cada jogador da formação valerá muito pouco ou nada.
Um Seixal onde coexistam os melhores jovens portugueses com os muito bons estrangeiros, tem de ser um meio de vencer desportivamente e não um centro de rendimento financeiro.
Haverá, por lá, quem poderá explicar isso a quem não o perceba.
E - já agora - sobre as razões da impossibilidade de não conseguirmos ser campeões europeus só com o Seixal!
Os processos levantados a todo o tipo de manifestações racistas no estádios portugueses, para que não fiquemos com a ideia errada de que "aquilo" só aconteceu em Guimarães e por ter sido com um jogador do F. C. Porto. Para que não se esqueçam do que aqui disse há uma semana: "Que cada um meta a mão na consciência para descobrir quando errou! E foram tantos... por esses estádios fora!" Porque, quando temos de destrinçar entre a "civilização e a barbárie", neste nosso mundo, não podemos classificar os bons e os maus pela cor das camisolas!
O sistema judicial português, não satisfeito com todas as notícias que o têm manchado de forma tão vincada, mandou arquivar o processo de apropriação de dinheiro do Benfica, por parte de um seu ex-presidente, por prescrição. Se há coisas injustificáveis, esta é uma delas. Já agora, que venha a público, devidamente noticiado, o esforço desenvolvido pelo Benfica e pelos seus advogados para que isso não acontecesse como - estou certo - terá acontecido!
*Adepto do Benfica