À medida que o calendário avança, as atenções voltam-se para 2026 com uma forte esperança em relação ao futebol nacional, que se consolidou como marca global de sucesso. Este mesmo êxito foi destacado na mensagem de Natal do primeiro-ministro, que usou o futebol como metáfora de excelência. Luís Montenegro apelou à "mentalidade vencedora de jogar sempre para ganhar", referindo-se também à "mentalidade de Cristiano Ronaldo", uma escolha de palavras que sublinha a enorme influência e prestígio que o setor possui no cenário nacional e internacional.
O país entra no novo ano com a ambição de brilhar no Campeonato do Mundo. Esta expectativa é sustentada pelo talento dos diferentes atores do futebol nacional e pelo caminho trilhado em 2025, partindo ainda de um novo modelo de governação da Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Despedimo-nos de um ano histórico ao nível do sucesso desportivo e também no que respeita ao trabalho de implementação de novas dinâmicas federativas, que refletem a excelência do projeto sufragado em fevereiro, com a união de todos os agentes desportivos como base para o desenvolvimento.
A estratégia traçada assenta na premissa de dar voz aos sócios ordinários da FPF, o que levou à criação de novos órgãos consultivos e à ativação de 19 comissões, tanto permanentes como não permanentes. Estes fóruns representam um ponto de encontro para as diversas realidades do futebol e as soluções para o crescimento integrado de todas as suas vertentes. Simultaneamente, a reestruturação empresarial da FPF deu lugar a uma gestão mais moderna, transparente e ágil, capaz de responder de forma eficaz a uma estratégia de expansão e reforço deste setor que inspira o país e o Mundo, como foi evidenciado na primeira edição do Portugal Football Summit.
A excelência demonstrada pelas Seleções Nacionais, com cinco títulos conquistados em seis finais, reflete-se hoje em todo o ecossistema federativo, já com reflexos internacionalmente. O excelente ano de 2025 será, estou seguro, reconhecido já amanhã, nos Globe Soccer Awards, no Dubai, com vários portugueses nomeados, casos de Cristiano Ronaldo, Vitinha, Jorge Mendes, Luís Campos, Deco e a nossa Federação Portuguesa de Futebol. O futebol português sairá, certamente, vencedor.
Aos leitores do "Jornal de Notícias", desejo um feliz ano novo, repleto de saúde e sucesso. Que 2026 seja um ano de grandes realizações.

