Corpo do artigo
Abro a televisão e vejo uma invasão, no Centro Histórico de Guimarães! Como estava a escrever, a TV estava sem som. Deve ser um filme português, pensei, daqueles subsidiados, com actores a representar em tom declamado, e que não percebemos patavina da história! Devem estar a contar a epopeia do enteado de Fernão Peres Trava e filho da Teresa de Leão, o Afonso! Numa esplanada? Estranho! Liguei o aparelho. Não. Não era nenhum filme português! Eram as claques do Hadjuk Split, croatas à mistura com uns energúmenos usando camisolas do Benfica, todos a fugirem da esplanada, onde estavam em paz, como se uma lava de vulcão estivesse prestes a atingi-los! Famílias com crianças ao colo, numa visão absolutamente deprimente! Eu acho que a UEFA vai ter mão pesada para controlar estes psicopatas! É só actuarem como fizeram em Inglaterra: clubes com claques que perturbem a ordem pública um ano fora do campeonato do país a que pertencem, e fora das provas europeias! É remédio santo! Ouviram o que disse Palhinha, numa entrevista no Canal 11, e que hoje joga no Fulham? "Em Inglaterra, hoje, qualquer jogador, depois de terminar o jogo, até pode ir a pé para casa!".
Quanto a futebol, cá no nosso cantinho, o clube "Neres e mais 10" (sem Neres) viu-se à rasquinha para ganhar ao bem-vindo Casa Pia! Afinal, o Benfica não me parece tão forte como apregoam! O F. C. Porto, em Vizela, também não parece estar de acordo com as gabarolices de Sérgio! Marcaram no último minuto! Quando o árbitro topa o "piscineiro" do Irão, a coisa torna-se mais difícil! O Sporting, contra o Rio Ave, voltou a ter a defesa intransponível! O Pote voltou a ser o Pote, e o Matheus Nunes está proibido de marcar golos daqueles até à meia-noite de 31 de Agosto!!!
Arbitragem suficiente mais no Sporting-Rio Ave! Coisa rara em Portugal.
A frase de Pinto da Costa: "Somos e queremos continuar a ser uma espinha encravada na garganta da capital!". Tão lindo! Tão apaziguador! Permita-me a pergunta a V. Exa: as espinhas, podem ser as do bacalhau?
*Adepto do Sporting
o autor escreve segundo a antiga ortografia