Importância do poder local
Corpo do artigo
O poder local democrático constitui verdadeira pedra angular da política em democracia ao serviço das pessoas.
É ao nível local que a voz dos cidadãos se torna mais palpável, de certa forma, o poder local coloca a tomada de decisões quase diretamente nas mãos daqueles que serve e são diretamente afetados pelas políticas adotadas. Esta ideia de proximidade, de compromisso entre os líderes locais e os cidadãos, aqueles que conhecem de perto os desafios e as necessidades da comunidade e podem responder de forma mais eficaz, resultando em políticas mais sensíveis e, diria até, inclusivas.
Um outro aspeto fundamental é a transparência, a facilidade dos cidadãos em acompanhar e fiscalizar as ações de quem governa, em que os políticos locais são frequentemente lembrados de que devem prestar contas, com especial relevância em municípios de menor dimensão.
Porém, a desigualdade de recursos financeiros e a falta de capital humano limitam muitas vezes a eficácia municipal, constituindo um dos principais desafios dos municípios pequenos. A dependência de transferências governamentais e a incapacidade real de gerar receitas próprias limita, efetivamente, a autonomia local.
Exige, por isso, um redobrado esforço, em explorar novas estratégias, estabelecer parcerias, procurar investimentos privados, garantir a estabilidade social e financeira destes territórios.
Os desafios para o futuro, em municípios como o que represento, passam, na verdade e essencialmente, por garantir um trabalho de constante exigência junto do Governo central para uma efetiva prestação de serviços de saúde, de educação e de infraestruturas de qualidade.
A crescente complexidade dos problemas locais, como a desertificação, as mudanças climáticas, o crescimento das desigualdades, exigem uma abordagem inovadora e colaborativa que requererá um maior compromisso e empatia do Governo para com estes territórios, de um país como um todo, investimentos em capacitação e em estreita ligação com a sociedade civil, como investidor privado.
O poder local é, e continuará a ser, um catalisador para o desenvolvimento sustentável das comunidades.