Corpo do artigo
Estando lá fora, o que acontece na terra vai ficando mais difuso, com aqueles tons pastel que só a distância ou um ou outro pôr do sol conseguem realçar. Estar longe, na "estação tola" (ou "silly season")? Ainda pior.
Mesmo numa televisão estrangeira, são mostrados até à náusea os incêndios avassaladores em "Pooorrrtugal". Nem se admite a dúvida, repugnaria a hesitação: é uma tragédia enorme, a roer vida ao território, às pessoas, a rilhar-nos no que somos. É uma tragédia criminosa (ao menos em parte, que aliás não deve ser minguada) e também política, porque alguém deveria responder, e depressa, a algumas questões simples, rasteirinhas. Qual a prevenção e qual a vigilância, só para início de conversa? Quais os meios? Finalmente, quais as justificações aceitáveis e aquelas que dão vontade de rir (esteve um calor tremendo, é das que mais gosto de ouvir)?
Alguém lançou este tópico? Não, à parte um ou outro estertor emotivo, já nos habituámos. Os incêndios já não ardem nem desardem, são uma rotina. Todos os anos, é possível que arda por aí tudo. Que arda o que muito bem apeteça a incendiários, ao vento, ao calor, a Nossa Senhora ou à falta de chuva. Políticas públicas realmente eficazes, que permitam fugir da lotaria (ou, como se dizia antes no liceu, do chouriço)? Não, sim, talvez, quiçá, porventura. Agora sim... agora não, como na canção dos Deolinda. Olhem, paciência!
Os incêndios, reconheço, tiveram que competir com uma semana farta em termos noticiosos. Jesus mandou sms aos jogadores do Benfica, grande malandreco. O presidente da República foi votado o 72.º mais sexy do Mundo num inquérito online (que Deus nos perdoe, se puder) e o PM está no "top ten". Ainda mais importante, é tido como mais sexy do que o PM grego (pimbas, Tsipras, toma e embrulha, Portugal não é a Grécia!). E, senhoras e senhores, os cartazes? Não se esqueçam dos cartazes, é preciso formar a opinião dos eleitores, porque as eleições não tardam. Lição? Não faço ideia, mas não é coisa boa.
Para terminar, a cerejinha. Lembram-se dos concursos da STCP e do Metro do Porto? Vão ser repetidos. Parece que Rui Moreira estava carregado de razão quando os criticou com dureza. Devem ter sido demasiado bem feitos, e preparados, e concebidos. Tão bons, mas tão bons, que ninguém os quis.
É uma tragédia criminosa e também política, a dos fogos. Mas teve que competir com uma semana farta em termos noticiosos. Jesus mandou sms aos jogadores do Benfica. O presidente da República foi votado o 72.º mais sexy do Mundo e o PM está no "top ten".