A Fundação Bial organiza a partir de hoje, na Casa do Médico no Porto, o seu 8º simpósio Aquém e Além do Cérebro, este ano dedicado ao tema "Intuição e Decisão". Ali se reunirão até sábado alguns investigadores de topo a nível internacional, um considerável número de bolseiros da fundação e profissionais de saúde, nomeadamente médicos e psicólogos, para actualizar os seus conhecimentos sobre o tema e o discutir entre si.
A conferência de abertura será feita pelo Prof. Seymour Epstein, da Universidade de Massachusetts, que fará uma introdução ao tema, oferecendo a sua própria perspectiva daquilo que chama teoria unificada da personalidade. Nos três dias seguintes o tema será abordado, respectivamente, na perspectiva das neurociências, da parapsicologia e numa perspectiva mais social.
Axel Cleeremans, da Universidade Livre de Bruxelas, e Thomas Goschke, da Universidade de Dresden, entre outros, explicarão porque é que nalgumas situações as decisões parecem mais acertadas quando tomadas de uma forma inconsciente. E como os processos conscientes e inconscientes interactuam, determinando as nossas decisões e acções.
Eva Lobach, da Universidade de Amesterdão, e Marilyn Schlitz, do Instituto de Ciências Noéticas da Califórnia, entre outros, abordarão a perspectiva científica de como informação de origem aparentemente inexplicável interfere no nosso processo de decisão. Serão ainda discutidas algumas linhas para a investigação futura nesta área.
Eugene Sadler-Smith, da Universidade de Surrey, Nuno Crato, do ISEG em Lisboa e David Myers do Hope College de Michigan, entre outros, abordarão a intuição e o processo de decisão no negócio, na clínica, na educação e na vida em geral. Falarão sobre o poder e os perigos da intuição.
O simpósio apresentará publicamente os resultados finais de mais de cinquenta projectos de investigação científica apoiados pela fundação ao longo dos últimos anos e encerrará com uma mesa-redonda de discussão alargada sobre Intuição e Decisão, que será moderada pelo presidente do simpósio, Fernando Lopes da Silva, da Universidade de Amesterdão.
