É Portugal, ou um determinado Portugal, que está a analisar Joana Vasconcelos em Serralves ou é Joana Vasconcelos a colocar Portugal no divã?
Corpo do artigo
Não há resposta fácil a esta pergunta porque a mais popular artista portuguesa, e dizer popular artista é junção de palavras que pode perturbar a sensibilidade, não parece nem um pouco interessada em dar respostas, nem sequer em ripostar.
Joana faz o seu caminho sem se desviar das suas convicções e das balas que lhe vão atirando. E se lhe acertam, a artista nunca mostra as feridas, bravura que dói antes aos atiradores, que não entendem que há quem consiga prosseguir, apesar de tudo.
A lição de Joana Vasconcelos, para além da arte que produz, de qualidade intrinsecamente discutível - consequência primeira da obra tornada pública -, é que a artista não quer dar lições a ninguém, mesmo que todos tenham vontade de lhe ensinar muitas coisas, quase todas nada ligadas à matéria artística que produz. Portugal, país cheio de gente sabidola, podia começar a aprender alguma coisa.
*Jornalista