Multiplicam-se hoje, por todo o Mundo, iniciativas de celebração do Dia Mundial da Criança. Portugal é um dos países que o assinalam a 1 de junho, numa época propícia ao desenvolvimento de atividades lúdico-desportivas ao ar livre, promovidas por escolas, associações e municípios, a que o IPDJ se associa, por todo o território. Destaca-se a participação de milhares de crianças em atividades no Centro Desportivo Nacional do Jamor, com o palco do desporto nacional a inspirar novas gerações para a prática desportiva.
Corpo do artigo
Para que o desporto continue a fazer parte do crescimento saudável e feliz de todas as crianças, o IPDJ prossegue os esforços de implementação do "Roteiro da política nacional de proteção de jovens no desporto".
É hoje disponibilizado publicamente, no portal do IPDJ, a versão digital do "Manual para a proteção de crianças e jovens no desporto", da autoria da APAV.
Útil para agentes desportivos, pais, encarregados de educação e técnicas/os de intervenção social que queiram conhecer melhor o contexto da violência contra crianças no desporto, o manual tem vindo a ser utilizado como recurso pedagógico na formação dos agentes de proteção de crianças e jovens no desporto, denominados guardiões.
São já 17 as federações desportivas que participam neste processo de salvaguarda dos direitos das crianças e jovens no desporto, prevendo-se uma nova formação para federações no começo do mês de julho e, no arranque da próxima época desportiva, iniciar-se-ão as formações para guardiões locais, ao nível dos clubes e municípios.
A capacitação e disseminação de informação junto do movimento desportivo permitem responder melhor às situações de violência e encaminhá-las para as autoridades responsáveis, no contexto do sistema de proteção das crianças e jovens em perigo.
Na página dedicada à proteção de praticantes desportivos, no portal do IPDJ, podem ser encontrados canais de denúncia e informação sobre linhas de apoio à vítima.
Todos podemos contribuir - movimento desportivo e comunidades - para um desporto mais seguro para todas as crianças.
*Presidente do IPDJ