A penúltima jornada do campeonato confirmou o acesso do Braga à pré-eliminatória da Liga dos Campeões e a entrada de Artur Jorge para o livro dos recordes do Braga. O treinador bracarense é o primeiro a conquistar dois lugares no pódio (2020 e 2023) e ainda pode bater o recorde de pontos na próxima ronda.
Esta jornada, o Braga foi o único clube a festejar no topo. A confirmação do terceiro lugar chegou no domingo, mas poderia ter acontecido no jogo com o Boavista, permitindo que os jogadores festejassem com os adeptos. Apesar de ter surgido abaixo da qualidade habitual, o Braga chegou aos 90 minutos a vencer pela margem mínima, o que alimentava a esperança dos bracarenses. Ao minuto 90+4, Yusupha marcou um golo de bela execução, suspendeu a festa e adiou o acesso do Braga à Liga dos Campeões. Quis o destino que o pódio chegasse pouco mais de 24 horas depois, também no minuto 90+4, quando o Sporting sofreu o golo do empate e ficou sem possibilidades de alcançar o Braga na tabela.
O pódio é mais do que merecido para o Braga de Artur Jorge. Aliás, a época termina com a sensação de que a equipa poderia ter ido mais longe se não fossem alguns caprichos (mais ou menos) próprios do futebol nacional. A forma como os adeptos têm acompanhado a equipa tanto em casa como nas deslocações nacionais e internacionais é bem demonstrativa da afirmação nacional de um clube que está cada vez mais perto do título.
A subir...
Bruma merece ser destacado outra vez. É uma delícia vê-lo com a camisola do Braga
A descer...
A proibição de adereços dos clubes visitantes e a separação de adeptos tantas vezes criticada noutros clubes foi agora aplicada em Alvalade depois de sócios do Sporting terem cedido os seus lugares. Lamentam-se as cenas de violência (de ambos os clubes) e as tarjas homofóbicas de adeptos do Sporting. A Liga e o Governo vão continuar a tolerar discursos de ódio sem qualquer intervenção?
*Adepto do Braga

