Matosinhos, Cidade Criativa
Corpo do artigo
A UNESCO reconheceu Matosinhos como Cidade Criativa na área da Gastronomia. Não se trata de um prémio como tantos outros que Matosinhos e outras cidades já receberam. É uma celebração de toda uma comunidade que, do mar à mesa, constrói uma identidade única, com uma dinâmica cultural que ultrapassa agora as nossas fronteiras e se afirma no panorama global.
A Rede de Cidades Criativas da UNESCO (UCCN) foi criada em 2004 para reforçar a cooperação entre cidades que assumem a criatividade como fator estratégico do desenvolvimento urbano sustentável.
Em Portugal, existem agora 11 cidades integradas nesta rede, duas delas na categoria de gastronomia. É um processo de candidatura complexo, muito trabalhoso, que obriga cada cidade candidata a refletir sobre a sua identidade cultural e sobre as forças criativas que a desenham, no passado, no presente e no futuro.
As cidades criativas, apenas 408 em todo o Mundo, são exemplos de sustentabilidade, de desenvolvimento e de envolvimento comunitário. Em toda a Europa, há apenas 15 cidades criativas na área da gastronomia e é por isso que esta distinção de Matosinhos é, na verdade, uma distinção para a região e para o país.
A força criativa de Matosinhos é agora mobilizada em torno de um claro desígnio comum. Nos últimos anos, Matosinhos consolidou a marca "World"s Best Fish", programou iniciativas de valorização do setor alimentar, promoveu eventos que cruzam gastronomia, cultura, ciência e sustentabilidade - como o "Out of The Blue", que aborda a nossa forte ligação à economia azul.
Mas o nosso compromisso tem sido vasto e inclui educação alimentar, inovação, combate ao desperdício e cooperação em rede. Passa pelo reconhecimento, apoio e valorização dos mais de 400 restaurantes de Matosinhos. Abrange trabalho com as escolas, com as empresas, com os mercados.
Inclui, em primeiro lugar, um louvor aos que todos os dias se fazem ao mar para nos dar "o melhor peixe do Mundo", os pescadores de Matosinhos. E também aos muitos agricultores de Matosinhos, que produzem cada vez mais alimentos de qualidade.
Por tudo isto, Matosinhos Cidade Criativa da UNESCO é um manifesto de uma comunidade unida, orgulhosa da sua história e tradições, mas ativa, cosmopolita e atenta ao mundo que nos rodeia. Uma cidade que se estende em "horizonte e mar", e que celebra a sua cultura em todas as vertentes que sustentam a nossa defesa dos valores do humanismo, da solidariedade e do desenvolvimento sustentável.
Fica o convite aos leitores do JN: visitem Matosinhos, venham celebrar connosco!

