
Aconteça o que acontecer amanhã, em Manila, nas Filipinas, a Seleção Nacional A Feminina de Futsal já fez história. Portugal vai marcar presença na final do primeiro Campeonato do Mundo de Futsal Feminino organizado pela FIFA, naquela que é a primeira presença de sempre de uma seleção feminina num Mundial com a chancela da FIFA.
Estão de parabéns as jogadoras, equipa técnica e estrutura, num grupo de trabalho que já nos habituou a grandes resultados e tem representado Portugal, com regularidade e consistência, nas principais competições de futsal feminino.
No espaço de uma semana, Portugal está na segunda final de uma prova FIFA, depois da vitória no Mundial de sub-17, no Catar, com a nossa Seleção masculina a somar, no espaço de cinco meses, as conquistas de Europeu e Campeonato do Mundo. Estamos a viver um ano absolutamente histórico, com a possibilidade de terminarmos 2025 com seis troféus para o palmarés, dois deles em fases finais de Mundiais!
Também esta semana foi digno de registo a atribuição, pela UEFA, da organização do Campeonato da Europa Feminino de 2028 de sub-19 a Portugal. Uma demonstração de confiança à FPF e ao futebol português, num torneio que será fundamental para a estratégia em curso de desenvolvimento do futebol feminino, além de novo reconhecimento à excelência portuguesa na organização de eventos desportivos.
Vivemos um grande momento no futebol português, em particular com as seleções nacionais. Honra ao trabalho dos clubes, todo o movimento associativo e ao futebol profissional na formação de gerações repletas de talento, num processo que tem na Estrutura Técnica Nacional, liderada pelo Diretor Técnico Nacional Óscar Tojo, o elo entre todos os departamentos da FPF, Coordenadores Técnicos Regionais e os clubes. Uma estratégia integrada e holística, dos infantis ao Walking Football, que está a incutir uma cultura de vitória nas nossas seleções e que coloca Portugal sempre como uma das equipas a ter em conta em qualquer prova ou competição. Como refere Pedro Proença, "habituem-se, vamos continuar a ganhar."
