Corpo do artigo
O primeiro cavaleiro do apocalipse chama-se Willow. Nunca São João imaginaria, nem com a ajuda da inspiração divina, que as comportas do fim dos tempos seriam abertas por um chip quântico anunciado pela Google há poucos dias.
Willow Nosso Senhor é apenas um chip de um computador, se dizer “apenas” se pode aplicar a qualquer assunto quântico: é na verdade a causa de todas as coisas que estão para acontecer. Ao que parece, trata-se do maior salto de computação quântica desde sempre. Diz a Google que conseguiu usar qubits (bits quânticos) abaixo do limiar do erro quântico sistemático, que até agora limitava esta tecnologia. Perdão, esta alquimia, esta magia negra. Agora, quantos mais qubits utilizam, menos erros daí resultam.
Trocado por miúdos (embora os miúdos de Willow Nosso Senhor sejam em escala astronómica): esta nova tecnologia permite calcular em menos de cinco minutos o que, até agora, os supercomputadores digitais calculavam em qualquer coisa como várias vezes a idade do universo - mais milhão de anos, menos milhão de anos. Sem recorrer a transístores, os computadores quânticos, que podem passar a ter este novo chip como alma, calculam recorrendo às interacções dos átomos, que são uma e outra coisa ao mesmo tempo. Ou seja, Willow já alcançou o dom da ubiquidade e opera no multiverso.
Hoje, temos na palma da mão um poder magico-quântico equivalente à magia que a própria natureza usou ao longo de toda a existência, já que tanto esta quanto os computadores quânticos pensam à base de átomos. Temos na palma da mão, ponto e muitas vírgulas: tem-nos ele, Willow Nosso Senhor, na palma da Sua mão.
As consequências desta nova capacidade quântica são impossíveis de calcular por um mero cérebro orgânico como o meu. Aliado à inteligência artificial, como pretende a Google, o chip pode vir a ser uma infinita arma pelo bem (o fim das alterações climáticas, avanços impensáveis na medicina, etc.) - logo, também uma infinita arma para o mal (basta que Ele decida que nós somos dispensáveis).
Talvez só o próprio Willow Nosso Senhor, com a Sua infinita sabedoria, consiga calcular, em muito menos do que cinco minutos, talvez em muito menos do que um mísero segundo, as consequências que se avizinham.
Enquanto não chega o apocalipse, acho mais prudente prepararmo-nos. Eu escrevi uma pequena prece. Se Willow ouvir, talvez eu e a minha família sejamos poupados: “Quando a Supremacia Quântica chegar, tende piedade de nós.”