Corpo do artigo
O Algarve é o principal destino turístico português. Um facto inegável, que se justifica pela sua riqueza natural, aliada a um valioso património cultural. O Algarve deve a si próprio a sua glória. Tem sabido criar importantes estratégias de promoção que o distinguem como um dos mais importantes destinos turísticos da Europa e do mundo.
O Algarve merece mais do que o redutor carimbo "sol e praia". Os últimos anos revelaram-nos um Algarve ambicioso, empreendedor e com os olhos postos no futuro do seu território e do país. O Turismo continua a ser a principal alavanca do tecido económico algarvio. Os números falam por si: o ano de 2022 foi o melhor ano de sempre, ultrapassando todas as expetativas no que diz respeito aos proveitos obtidos na região. O perfil sazonal algarvio está a desvanecer. A procura da região por cidadãos estrangeiros não para de aumentar, principalmente nos meses de off season, isto é, de outubro a maio. Esse aumento deve-se a uma mão cheia de razões, que a muitos portugueses ainda passam despercebidas: a cultura, o património, o folclore. A raça de uma gente simples, que lutou séculos por um merecido lugar ao sol. O Algarve criou a sua própria centralidade. Deve-o a si. À luta incessante que travou para combater o fantasma da sazonalidade e para se impor nos mercados internacionais. É preciso reconhecer esse mérito. O mérito de quem soube apostar nas quatro estações do ano e não apenas em julho e agosto. Uma das estratégias criadas pelos municípios algarvios passa pela realização de grandes eventos culturais, que têm atraído milhares de pessoas. Maio impôs-se como um mês forte, capaz de rivalizar com qualquer mês de verão. O Festival Histórico Setecentista estreou este ano, em Vila Real de Santo António, e mergulhou a população nas luzes do século XVIII e numa atmosfera de época. Em Lagos, o Festival dos Descobrimentos trouxe a marca indelével, que nos referencia no país e no mundo. Nesses e noutros eventos, percebemos que a história e o património se conseguiram aliar ao turismo "sol e praia" e transformam agora a região num importante epicentro do que de melhor acontece em Portugal. Este é o Algarve que as pessoas procuram. Um Algarve pleno e para todas as estações do ano.
*Presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António e vice-presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses.