Corpo do artigo
No próximo domingo, seremos, de novo, chamados a exercer o direito de voto para a eleição dos deputados da próxima Assembleia da República. Após três eleições para este órgão de soberania num intervalo de três anos, todos esperamos que a próxima legislatura seja completada no seu ciclo temporal normal. Até porque durante o ano de 2025 teremos ainda eleições autárquicas e, logo no arranque do novo ano, a eleição do novo presidente da República. Sendo saudável que a democracia funcione e que o povo de um país esteja sempre disponível para exercer este direito fundamental de cidadania, não deixa também de ser verdade o clima de algum cansaço pela repetição sucessiva de atos eleitorais, sobretudo devido a factos que pouco têm a ver com o desempenho da governação.
As campanhas eleitorais vão evoluindo, sendo hoje bem diferentes dos tempos dos cartazes colados nas paredes e dos múltiplos almoços e jantares da “carne assada”. O efeito e impacto nos resultados eleitorais dos conteúdos digitais difundidos através das múltiplas plataformas de redes sociais é de difícil avaliação prévia, em especial porque muitas das “notícias” divulgadas por esta via são de credibilidade duvidosa. Como bem sintetizava o poeta Aleixo: “para a mentira ser segura e atingir profundidade, tem que ter à mistura qualquer coisa de verdade”. E será no meio deste turbilhão informativo que teremos que decidir o nosso voto.
O país enfrentará nos próximos anos novos desafios, porque os ciclos políticos e económicos tendem a apresentar graus de volatilidade surpreendentes. Será sobretudo ao nível das decisões da União Europeia que teremos que enquadrar e olhar para o nosso futuro. A recuperação da Ucrânia será um esforço coletivo que não podemos deixar de assumir, tentando perceber por onde caminharemos nos novos equilíbrios da geopolítica global. O turismo é, será, uma ajuda importante, mas a mudança estrutural mais premente terá que acontecer no tecido industrial ligado aos bens transacionáveis, conceito, ele próprio, em mudança acelerada.
É tudo isto que estará em jogo no próximo domingo.