Corpo do artigo
Portugal voltou a ganhar notoriedade internacional, desta feita pelas mãos de um padre católico, Tolentino de Mendonça, também filósofo e poeta, que orientou, por escolha do Papa, os exercícios espirituais da Quaresma para Francisco e os seus colaboradores da Cúria Romana.
Grande responsabilidade a que o biblista português terá respondido com a profundidade e a qualidade intelectual e espiritual de sempre.
Segundo o Portal do Vaticano os temas escolhidos pelo sacerdote português foram: "a ciência da sede", "percebi que estava sedento", "esta sede de nada", "a sede de Jesus", "as lágrimas contam uma sede", "beber da própria sede", "as formas do desejo", "ouvir a sede das periferias", e "a bem-aventurança da sede".
Não conheço os textos, mas a crítica divulgada aponta para um chamamento a uma Igreja, ou seja a nós todos os cristãos, que assenta arraiais na periferia, não apenas nas periferias físicas, e que rejeita o "mundanismo burocrático", tema central na reforma tentada por este Papa.
"A periferia está no ADN do cristão, aproxima-o do seu contexto originário, mas também ao seu programa. É uma chave indispensável para a sua hermenêutica espiritual e existencial. Em todas as épocas permanecerá, para a experiência cristã, como o lugar privilegiado onde encontrar e reencontrar Jesus".
Tolentino de Mendonça citou autores crentes e não crentes, de Pessoa a Clarisse Lispector, de Dickinson a Saint-Exupéry no que deve ter sido uma experiência espiritual e cultural gratificante.
Ainda que nestas coisas de Deus e de poemas eu sempre pense num, de Régio, que me marcou desde muito cedo:
Desisti de saber qual é o Teu nome,
Se tens ou não tens o nome que Te
[demos,
Ou que rosto é que toma, se algum
[ tome,
Teu sopro tão além de quanto vemos.
Desisti de Te amar, por mais que
[a fome
Do Teu amor nos seja o mais que
[temos,
E empenhei-me em domar, nem que
[ os não dome,
Meus, por Ti, passionais e vãos
[extremos.
Chamar-Te amante ou pai... grotesco
[ engano
Que por demais tresanda a gosto
[humano!
Grotesco engano o dar-te forma!
[E enfim,
Desisti de Te achar no quer que seja,
De Te dar nome, rosto, culto,
[ou igreja...
- Tu é que não desistirás de mim!
(Ignoto Deo, José Régio)
ANALISTA FINANCEIRA