O Mundial de Futebol terminou e, não fosse um terramoto a abalar as instituições europeias, quase teria sido esquecido o escândalo de a competição ter como palco o principado do Catar, onde a única coisa que realmente importa é o dinheiro.
Corpo do artigo
Nos últimos dias do torneio ouvi, da boca de camaradas de profissão, que a competição tinha sido exemplar. Admito que se estivessem a referir exclusivamente à vertente desportiva, fazendo-se tábua rasa do desrespeito pelas minorias, pelos imigrantes, pelas vidas perdidas no decorrer da construção dos exemplares estádios, pelo meio ambiente, por muito que a troco de dinheiro a organização tivesse tentado maquilhar.
Maquilhar e manobrar, a troco de dinheiro, naturalmente. Ainda rolava a bola nos extraordinários relvados, quando o jornal belga "Le Soir" revelava novo escândalo: deputados democraticamente eleitos prestavam-se a forjar uma imagem favorável ao Catar a troco de malas de dinheiro, de acordo com a investigação da Justiça belga.
Mais do que destapar o modus operandi de autocracias, este escândalo vem lançar um véu de suspeição sobre a instituição europeia. Uma eurodeputada grega, do grupo socialista europeu, foi apanhada em flagrante delito, o que lhe valeu a perda de imunidade, encontrando-se em prisão preventiva. Perante isto, o cidadão não poderá deixar de se interrogar sobre o que fazem em Estrasburgo dezenas de lobistas, cuja única missão é influenciar os eurodeputados, no sentido de conduzir políticas europeias favoráveis aos interesses que representam. Resta saber por que meios. O Catargate deixa bem evidente o poder do dinheiro. Eva Kaili, a eurodeputada grega, defendia, sem corar, aos microfones do hemiciclo de Estrasburgo a bondade de políticas em prol dos direitos humanos levadas a cabo no Catar. Estava a ser, pelos vistos, muito bem paga. Resta saber se o Catargate é apenas a ponta do icebergue. Se assim for, dificilmente a instituição europeia voltará a merecer a confiança dos cidadãos, a quem tantos sacrifícios são pedidos.
Diretora-executiva-adjunta