É redutor simplificar as dificuldades sentidas pelo F. C. Porto, em alguns momentos de definição do seu jogo, à ausência de Luis Díaz. Frente ao Marítimo, o primeiro de muitos jogos sem o extremo colombiano, a equipa foi dominadora e absolutamente merecedora da vitória.
Corpo do artigo
Ainda se contavam os votos no país eleitoral e já se gritava golo no Dragão, não por maioria absoluta mas por maioria relativa (como o resultado de 2-1 indica). Privado de unidades essenciais como Uribe, Taremi, João Mário (entrou na segunda parte para render Pepê) e Pepe (em recuperação activa no banco), tendo a possibilidade de criar pressão adicional sobre Sporting e Benfica, desgastados na "Final 4" da Taça da Liga, o essencial era não permitir que os insulares fossem capazes de quebrar o ciclo de vitórias consecutivas (e já lá vão 15!) da equipa no campeonato. Conquistar os três pontos e trabalhar esta semana para, já com quase todo o plantel disponível e com os reforços (Galeno, Rúben Semedo e Eustáquio) que se concretizaram, disputar em Arouca um jogo que pode ser mais importante do que o do Sporting, na semana seguinte, no Dragão. Certo é que uma vitória em Arouca lançará um "simples clássico" para a possibilidade de ser o "jogo do título".
Começa a não haver palavras que definam Otávio enquanto jogador nuclear na formatação desta equipa. Mais uma vez nos dois golos: no primeiro a assistir Evanilson e, no segundo, a rematar para o desvio feliz de Pepê. Há outros jogadores de enorme influência, entre os quais Vitinha parece ser a unidade mais unânime e pendular. Fábio Vieira é marcante e Grujic também reapareceu consistente. Mas Otávio, neste momento, transporta, concretiza e sublima a equipa.
Positivo: Evanilson marca o 13.º golo em 25 jogos e mostra ser cada vez mais decisivo para a equipa. O golo de calcanhar é um tempero adicional para a confiança que demonstra.
Negativo: A falta do "desbloqueador" Díaz pareceu fazer-se sentir, como a de um espírito ausente. Nos adeptos isso foi notório e, claro, são já as saudades. A equipa, será melhor que o esqueça.
*Adepto do F. C. Porto